julho 30, 2008

Redescobrindo: Tempo Rei

Dando sequência aos posts da série "Redescobrindo", nunca uma letra foi tão atual... Só com Gil saindo do ministério que pude lembrar da existência da música.

Tempo Rei

Por Gilberto Gil

Não me iludo
Tudo permanecerá
Do jeito que tem sido
Transcorrendo
Transformando
Tempo e espaço navegando
Todos os sentidos...

Pães de Açúcar
Corcovados
Fustigados pela chuva
E pelo eterno vento...

Água mole
Pedra dura
Tanto bate
Que não restará
Nem pensamento...

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!...

Pensamento!
Mesmo o fundamento
Singular do ser humano
De um momento, para o outro
Poderá não mais fundar
Nem gregos, nem baianos...

Mães zelosas
Pais corujas
Vejam como as águas
De repente ficam sujas...

Não se iludam
Não me iludo
Tudo agora mesmo
Pode estar por um segundo...

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!


Chris e eu concordamos que a melhor interpretação da música não foi a do ex-Ministro, mas, sim, a gravação feita por Lobão. Infelizmente, não encontramos nenhum site para colocar a música no ar.

Abraços

Alguém Viu Isto?

A imprensa no Brasil falou bastante sobre André Martins, o brasileiro que foi baleado pela polícia de Yarmouth, Massachusetts, com destaque aos procedimentos da polícia (abordar um carro com tiros, sem saber da condição do motorista, etc). Também foi entrevistado o pai do rapaz morto, que, com toda a dor de pai que perde filho, declarou que "imigrantes são esquecidos naquele país".

Agora, depois que a investigação começou a andar, eu não encontrei mais referência alguma, por exemplo, a isto:

Andre Luiz de Castro Martins was in and out of court more than a dozen times in the past six years for charges including assault and battery with a car, malicious destruction of property, and threatening to kill his girlfriend.

Most recently, he had been charged Friday for driving without a license. It was the fourth time since 2002 that he had been charged for driving without a license. Another time, he had been charged with driving on a suspended license.

But despite a history of run-ins with the law and having overstayed a tourist visa, the 25-year-old Brazilian man, who was shot to death by a Yarmouth police officer after a high-speed chase early Sunday morning in West Yarmouth, had never been deported.

In fact, the federal government did not have a warrant of deportation out for him, Immigration and Customs Enforcement spokeswoman Paula Grenier said.

 blog it

Ou seja, a "polícia malvada, assassina de imigrantes honestos" não tinha um mandato de deportação do brasileiro, mesmo depois das frequentes passagens pela polícia do pobre. Sendo irônico, e peço perdão pela ironia na hora difícil, este fato também contribui para confirmar a afirmação do pobre pai: se a polícia desse atenção para o "imigrante esquecido", André estaria no Brasil a estas alturas, deportado e com o passaporte todo carimbado pela imigração americana, avisando que ele estaria proibido de entrar de novo no país. Além disso, quantos deram atenção para o fato que ele estava com maconha dentro do carro, confirmado pela própria namorada?

Todo brasileiro acha que a vida do imigrante é difícil, e eu concordo: a adaptação a uma nova cultura é muito complicada, as condições de trabalho nem sempre são as ideais. Mas quando se parte de uma situação ilegal no país; quando se passa mais tempo na delegacia de polícia do que no trabalho; quando se provoca uma perseguição policial por causa de um cigarro de maconha; aí os limites estão tão extrapolados quanto os da polícia que atirou em André Martins.

Abraços!

Crime e Castigo

Hoje saiu a punição para um árbitro da NBA que "armava" resultados de forma a faturar com apostas feitas sobre os jogos que ele próprio apitava. Tim Donaghy foi condenado a 15 meses de prisão, menos da metade do máximo que poderia pegar pela acusação de conspiração para influenciar resultados de jogos. A pena menor que a máxima é resultado da cooperação do ex-árbitro com as investigações do FBI.

Esta matéria dá uma linha de tempo interessante em um pequeno quadro: em junho de 2007, o FBI pediu à NBA permissão para seguir com uma investigação a respeito de jogos de azar; em julho de 2007, Tim Donaghy pede demissão do seu posto de juiz na NBA, por estar sendo investigado junto com uma máfia de Nova York; hoje, 29 de julho de 2008, saiu a sua condenação. Agora, organizamos um paralelo, de um evento parecido no Brasil: em 28 de setembro de 2005, edição da revista Veja traz estampada na capa matéria tratando da máfia do apito, onde o árbitro Edílson Pereira de Carvalho é acusado de manipular o resultado de jogos do Brasileirão; no mesmo final de semana, no dia 27 de setembro de 2005, a CBF pede o afastamento de Edílson do quadro da FIFA (não foi ele que solicitou a própria remoção do quadro de arbitragem); em 17 de outubro de 2005, o STJD afasta Edílson do quadro de arbitragem; em matéria no site do GloboEsporte de 2007, Edílson se revela administrador de bar e ponteiro esquerdo de final de semana. Está em liberdade.

Quase três anos, e a punição recebida por Edílson Pereira de Carvalho passou bem longe da cadeia, a despeito de, já naquela época, ele ter aparecido algemado por uma ação da Polícia Federal (imagens aqui, por volta do minuto 5:50 do video).

Tendo este ladrão de galinhas um destino completamente diferente do seu equivalente americano, e tendo a ação da Polícia Federal também não funcionado para um ladrão de galinhas, algum leitor aqui do blog espera que Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta venham a receber alguma condenação, ainda que tenham passeado de camburão usando algema prateada? Se a PF gastasse um pouco mais de dinheiro organizando melhor os inquéritos, ao invés de ficar levando candidatos à vaga na prisão para passear, talvez a situação fosse um pouco diferente, não? É impossível entender como pode um juiz envolvido em escândalo federal nos Estados Unidos ser condenado em menos de um ano (logo, em um processo sem falhas no inquérito), enquanto o seu equivalente brasileiro é atacante de time de várzea nos finais de semana depois de três anos da acusação.

A relação crime-castigo está completamente deturpada no Brasil.

Abraços!

julho 28, 2008

O Que Houve com o Mundo???

Para as pessoas interessadas em fenômenos paranormais, astrologia e outras explicações fora dos padrões da ciência moderna: existe alguma razão para o comportamento bestial das pessoas ao redor do mundo especificamente no dia de hoje? Olhem só o que eu coletei hoje à tarde visitando quatro sites:

1) No blog do Shikida, um comentário que ele recebeu dizia: "que indeotise é asea isso é coco", escrito desta forma mesmo.

2) No blog do Reinaldo Azevedo, dois comentários que ele recebeu onde os comentaristas não têm a menor capacidade de ao menos entender o que foi escrito.

3) Na Folha Online, reportagem diz que rapaz bêbado, sem carteira, foi condenado a quatro meses de prisão condicional por ser pego dirigindo. O detalhe da matéria: o rapaz é cego!!!!

4) Ainda na Folha Online, duas inglesas forçaram um avião a pousar em Frankfurt, desviando-se de seu trajeto entre a Grécia e a Inglaterra, porque, depois de tomar algumas, elas queriam "respirar um pouco de ar fresco"!!! A 10.000 metros de altitude!!!!

5) Por fim, no Blog do Ancelmo Gois, em O Globo, mais uma cena tipicamente brasileira (não apenas carioca, lamento dizer).

Assim dá até medo de sair de casa.

Abraço!

julho 27, 2008

Comportamento de Massas: Economia e Política

De Alan Greenspan, no livro "The Age of Turbulence - Adventures in a New World", falando sobre o comportamento individual do consumidor em relação aos padrões de vida da sociedade:


"As the data show, we are all competitively sensitive to what our peers earn and spend. (...) Individuals are demonstrably happier and less stressed as their incomes rise with a rising national economy, and rich people, surveys show, are generally happier than those lower down the income scale. But human psychology being what it is, the initial euphoria of a higher standard of living soon wears off as the newly affluent adjust to their better status in life. (...) Any gain in human contentment is transitory."


Talvez o mais interessante aspecto destas observações, todas largamente conhecidas e documentadas na literatura econômica (o conhecido "keeping up with the Joneses"), venha justamente na nota de rodapé deste parágrafo:


"Fortunately, this psychology also works in reverse. Sharp financial adversity brings deep depression. But people not otherwise psychologically incapacitated rebound with time. Their smile returns."


O que, em última instância, se coloca como padrão individual é um comportamento "conformado", sem reação, do consumidor em relação aos choques eventualmente enfrentados: quanto maior o número de pessoas atingidas pelo choque, menor a contrariedade individual em relação ao evento. É possível que isto explique, por exemplo, a passividade individual diante de algumas tendências tristes na sociedade, como, por exemplo, o controle de traficantes de drogas em grandes regiões do Rio de Janeiro; a pouca reação contra o aumento contínuo da carga tributária no Brasil; a pequena manifestação contra a paralização completa do serviço público quando seus funcionários resolvem fazer greve; entre muitos outros.

Em todos os casos que listei, o que existe em comum? Um grupo de pessoas que permanece inerte diante da brutalidade de certos eventos. Parafraseando Greenspan, desta vez, infelizmente, por pior que sejam as depressões, os sorrisos das pessoas retornam.

Abraços!

julho 25, 2008

Retorno? Sim.

Aquele que me identifica como único leitor notou que tenho escrito muito pouco, quase nada, a respeito do Brasil. Ele possivelmente acredita que minhas "viagens pelo mundo" façam com que eu pense em ficar por aqui (segundo ele, o "movimento de fuga de capital humano"). De fato, com as viagens, o tempo disponível para tomar conhecimento das notícias do Brasil se tornou pequeno.

Entretanto, mais do que a ausência de tempo, talvez certo desânimo tome conta. Insistir que os juros são, em última instância, tão somente um reflexo da economia, e não uma proposição ativa de política, é uma tarefa tão inglória quanto explicar para amigos americanos como pode um Ministro da Justiça ir para a imprensa dizer que grampo telefônico (legal e/ou ilegal) é algo natural, e ele não perder o cargo. O esforço para explicar o Brasil está cansando. Mas voltar, por enquanto, é uma necessidade: muito preso, financeiramente, ao país para pensar em pulos maiores. A estas alturas posso dizer, com certeza, que vontade de ficar, não falta. Mas muita coisa ainda tem que ser resolvida no Brasil antes de pensar nisto.

O capital humano não voará tão cedo... (risos)

Abraços!

julho 24, 2008

Rush in Charlotte

Mais um dia de show nos EUA. Como a foto mostra, eu devia ser um dos mais novos no show do Rush:


Aqui a preparação e aquecimento: pizza e Coca-cola. Bem americanizado...


O início do show: Limelight.


Mesmo cenário da turnê do ano passado: as "televisões de cachorro" atrás do Geddy Lee (no lugar das secadoras de roupa da turnê Vapor Trails) e três telões ao fundo:


Como perguntou um famoso entrevistador daqui: vocês não se cansam de "kick ass that much"?


Como sempre: excelente!!!


Abraços!

"I Left My Heart..." (5)

Mais algumas imagens de San Francisco:


"Sharks in my head!!!" - Visita ao aquário da cidade. Este lugar é um túnel dentro de um aquário onde várias espécies circulam sobre nossas cabeças.


Pouco antes da polícia me recolher para uma das celas da prisão... Brincadeira! Esta é a entrada principal para a prisão da ilha de Alcatraz. E, como a foto abaixo mostra, só boa gente por lá (clique na foto para vê-la ampliada e ler sobre os crimes que as criaturas cometeram).


Na foto, o primeiro à esquerda é Al Capone. O fato dele ter ficado preso em Alcatraz por um tempo rende uma ampla exploração de sua imagem em produtos à venda para os visitantes. Nós compramos uma caneca com uma foto e a ficha do "elemento"...


E tudo começou em San Francisco (leia o que está na placa para entender). O pior é que vimos a "pioneira" circulando no bairro, mas não tiramos foto dela: digamos que ela está, para usar expressão daqui, um pouco "creepy".

Por fim, uma bela paisagem a partir do pier, junto ao restaurante onde Chris e eu jantamos na última noite por lá.



Abraços!

julho 21, 2008

Férias das Férias

Eu preciso descansar... Esta vida de estudante em férias é cansativa. Chegamos agora pela manhã de Charlotte, onde assistimos ontem o show do Rush. Para o blog, ainda devo mais fotos e comentários sobre San Francisco, algumas fotos do show e mais comentários sobre assuntos de pouca relevância, como sempre.

Mas, agora, vou dormir.

Boa noite, ou melhor, bom dia... ah, que seja. Escolha!

Abraços!

julho 19, 2008

Rush in... Colbert?!?!?!?!?!?

Não percam aqui: o grande Stephen Colbert entrevista Alex, Geddy e Neil, na primeira apresentação do Rush em televisão americana nos últimos 33 anos. Alguns irritadinhos não gostaram dele ter quase interrompido a execução de Tom Sawyer ao final, mas o episódio inteiro está hilário! Eu, que sou fã de ambos, adorei.

Abraços!

P.S.: o show é amanhã!!!!!

"I Left My Heart..." (4)

Entre os passeios, um dos mais legais com certeza foi o feito no final da tarde usando o Segway como meio de transporte. Cumprindo com o esperado (e anunciado aqui), o passeio de Segway saiu do ponto de encontro por volta das 6 da tarde e terminou pouco antes das 9 da noite. Abaixo, a dupla devidamente fardada e já dominando a máquina.


O trajeto passou pelos principais pontos turísticos de San Francisco no lado norte da cidade, andando pelo Fisherman's Wharf, Pier 39 e um pedaço de North Beach. Óbvio que a maior parte da diversão foi mesmo andar sobre o Segway, mas ainda assim o passeio rendeu fotos legais, como este pôr-do-sol com a Golden Gate Bridge ao fundo.



Já escrevo sobre outros passeios, e o retorno para Durham.

Abraços!

"I Left My Heart..." (3)

Do trivial da cidade, e do que nem é tão trivial assim...

— Li em algum site de turismo que é praticamente impossível comer mal em San Francisco. É fato. Chris e eu tentamos todo o tipo de comida por lá, em todas as faixas de preço, e sempre se comeu muito bem. Vale a pena, inclusive, fugir do circuito tradicional de turistas para descobrir onde os locais comem. Muita coisa boa!

— A população de San Francisco parece ter algum problema, alguma desconfiança, ranço, sei-lá-o-quê, com relação à outras cidades dos Estados Unidos, em especial no que se refere à arquitetura e urbanismo. Entre as muitas referências ouvidas a outras cidades, ouvimos, de dois guias diferentes, frases como:
(1) "Não sei como o pessoal em NY não teve esta idéia antes, era algo tão evidente." (ao tratar de um bar que ficava no alto de um prédio no centro administrativo da cidade. De acordo com o guia, a idéia do bar no alto do prédio servia para burlar uma lei que estabelecia uma distância mínima entre bares e igrejas — o bar ficava acima da igreja, além da distância mínima exigida)
(2) "Aqui em San Francisco nós não temos receio em copiar projetos de outras cidades, ou mesmo de aproveitar projetos que não foram desenvolvidos em outras cidades." (a guia se referia ao prédio da foto abaixo, cujo projeto teria ficado em segundo lugar em um concurso para uma obra em Chicago)
(3) "O objetivo da lei de urbanismo dos anos 80 era evitar que San Francisco se tornasse igual à Manhattan, daí as construções diferentes no topo dos prédios." (sobre uma lei que buscava evitar uma padronização entre os prédios construídos no centro financeiro de San Francisco)


— Casamento homossexual? Sim, existe. Vimos o final de uma cerimônia na prefeitura, seguida de outro casamento, desta vez "tradicional" (heterossexual).

— Hippies? Também existem, mas parece que a grande maioria se tornou mendigos. A quantidade de mendigos na cidade é impressionante, muito maior do que eu pude notar em NY ou Washington, por exemplo. A grande maioria dos mendigos usavam roupas típicas de hippies e fumavam seus cigarros de maconha como tais. A este propósito, a discussão na cidade sobre os mendigos era o quanto se gastava com eles, e com um retorno bem abaixo do esperado.

— Não se engane: apesar de estar na Califórnia, as temperaturas em San Francisco são baixas. Em poucos momentos pegamos temperaturas acima dos 20 graus Celsius. Segundo um dos guias, esta temperatura é a mesma ao longo de todo o ano, com pequenas variações entre inverno e verão.

Nos próximos posts, alguns passeios.

Abraços!

julho 17, 2008

"I Left My Heart..." (2)

Pelo visto, agora é tradição dos verões nos Estados Unidos: filas em frente da loja da Apple para o povo comprar a última versão do iPhone. Eu já tinha registrado isto no ano passado, em NY, e chamado a atenção que as filas já tinham começado uma semana antes do lançamento oficial. Eu só não contava que a febre tinha se espalhado por todo o país. Na foto abaixo, notem a fila terminando na loja de fachada prateada com a maçã na frente. Detalhe: já faziam dois dias que o novo iPhone tinha sido lançado, e ainda tinha gente esperando para comprá-lo.


Abraços!

"I Left My Heart..." (1)

Posts parados por um excelente motivo: férias. De acordo com o prometido, uma semana em San Francisco para esquecer de vez do cansaço. Este pequeno diário, daqui para a frente, registra (ainda que não de forma diária) o que aconteceu por aqui nesta semana. Voltaremos na sexta-feira (dia 18) para Durham, chegando por lá quase no sábado (dia 19).

De fato, viajar "a favor" do fuso tem as suas vantagens: para vir para San Francisco, gastamos seis horas dentro de um avião, dividido no meio em uma escala em Dallas. A vantagem do fuso? Apesar de ter viajado seis horas, mais duas horas de aeroporto, chegamos em San Francisco com o relógio apenas algumas poucas horas à frente do horário que deixamos Durham - saímos de NC às 13:50hs, chegamos no hotel quase às 19hs no hotel.

Da viagem, de interessante, a maquininha do aeroporto de Dallas, que, ao invés de vender refrigerante ou salgadinhos, vende iPods. Não acredita? Olha aí o brasileiro abobado tentando colocar nota de US$1 para comprar um...


Abraços!

julho 09, 2008

A Morte de Carlo Rizzi - The Godfather

Uma das grandes cenas do cinema de todos os tempos: a morte de Carlo Rizzi. Reparem nas sutilezas: a negação de Mike quando Carlo tenta um abraço na despedida; o som dos corvos antes do condenado entrar no carro.

Uma maravilha!

Abraços!

julho 05, 2008

Financiamento Público?

Um caso como este, ainda que muito engraçado, deixa bem claro porque sou contra o financiamento público de campanha (incluindo aí o horário público gratuito existente): já imaginaram esta ex-facção do PT com dinheiro e tempo de tevê igual à dos grandes partidos? Que grande mensagem os nossos amigos do PCO podem nos deixar?

Financiamento público de campanha consiste em tornar iguais os desiguais, além de desestimular a política de partido - basta ser um "insatisfeito com a condução do partido", chamar seus líderes de caciques e criar uma nova agremiação para ganhar a bufunfa dos impostos.

Abraços!

E o Brasil Descobre Durham

... através do Kevin Costner!!! ahahahaha

Abraços!

Redescobrindo: Live

Abro aqui uma série de posts sobre música para discutir um pouco do que tenho ouvido recentemente. Na verdade, não tenho ouvido nada de muito novo, mas tenho, com o tempo que as férias me dão e que as rádios daqui permitem, ouvido muita coisa que até já tinha esquecido que existia.

O post de hoje é sobre uma banda da Pensilvânia, chamada Live. Eles apareceram no cenário em 1991, com o bom disco Mental Jewelry. No Brasil, esta época marcava uma fase de popularização da MTV, e dois clipes deste disco eram bem tocados (de fato, as duas melhores músicas do álbum): Pain Lies on the Riverside e Operation Spirit. Depois do álbum de lançamento, veio em 1994 o álbum Throwing the Cooper, com dois hits em Selling the Drama (melhor música do álbum) e Lighning Crashes.

Após estes dois álbuns, a banda entrou em uma fase mais calma (e mais chata, ainda que não exista correlação entre calma e chatice). O vocalista Ed Kowalczyk se converteu ao budismo, trazendo ainda mais um lado espiritual às letras. De toda forma, a agressividade que a banda tinha nos dois primeiros álbuns (em especial nas músicas que destaquei) se perdeu.

Aqui, o vídeo oficial de uma apresentação de Pain Lies on the Riverside de 1992, bem antes da fase light da banda. Muito bom!

Abraços!

P.S.: tentei postar o video do YouTube no blog, mas estava dando problemas.
P.S.2: fiquei sabendo que no meio de agosto, os caras estarão fazendo show em Cary, cidade a poucos quilômetros daqui. Se eles não estivessem em fase tão palha, talvez eu fosse.

Meu Mundo Acabando

Agora descobrem que Pringles não é batata frita!!! O que mais falta? Cookies cancerígenos? Sorvete com salmonela? Café sem cafeína? (ops, esta desgraça já existe...)

Querem que eu vire as madrugadas estudando movido a quê? Assim o PhD não acaba!!!

Abraços!

julho 04, 2008

Começou Cedo

Neste ano, as filas na frente da loja da Apple na 5a Avenida em NY começaram mais cedo: uma semana antes do lançamento da versão 3G do iPhone, já tem gente esperando para ser os primeiros a comprar o gadget.

Lembrando que, no ano passado, já tivemos acesso à primeira versão da pequena maravilha da Apple.

Abraços!

julho 02, 2008

Pobre de Educação de Pobre

A Folha tem a mania de utilizar trechos de matérias de jornais estrangeiros para ilustrar as suas reportagens da cobertura internacional. Espero que o editor da área também traduza trechos do que saiu hoje no NYT sobre a falta de trabalhadores qualificados no Brasil. Trecho da matéria:

clipped from www.nytimes.com
The problem is that Brazil’s educational system is in disarray.

The average Brazilian worker has six years of schooling, compared with 10 years in South Korea, 11 in Japan and 12 in the United States and Europe, according to the National Confederation of Industry study.

Of the few Brazilians who go to a university, fewer than one in five take engineering, science, mathematic or computing, according to a recent World Bank study on the links between education and economic growth.

“In Brazil, most people that go to university do social science programs and this happens not because people desire to study philosophy, anthropology, geography, history,” said the study’s author Alberto Rodriguez, “but because private universities, where the growth has taken place, offer these courses because they are cheaper than offering engineering.”

 blog it

(I)Logicamente, ao invés de reforçar os talentos necessários mais básicos para que os estudos universitários apresentem maior rendimento nas áreas carentes, nossos alunos de ensino médio agora estarão mais expostos aos conhecimentos fundamentais de sociologia e filosofia. Os futuros acadêmicos, estimulados por sua apurada e precoce formação em humanas encontrarão seu mercado de trabalho em... ciências humanas!

Falar de crescimento potencial de 5% a.a., com uma educação destas, não é uma piada?

Abraços!

julho 01, 2008

Lei de Trânsito

Os argumentos que leio a favor da nova lei penal para crimes de trânsito no Brasil usam um argumento do tipo "vamos jogar fora a água da banheira com o bebê dentro, para ver se resolve": dado que o trânsito mata milhares de pessoas por ano no Brasil, vamos punir todos ao máximo pela menor das infrações possíveis para ver se o número de mortes diminui. Um exemplo do argumento é este texto.

Eu pergunto: se a fiscalização fosse aumentada, com um número maior de operações de blitz pela madrugada, punindo com rigor os que efetivamente merecem tal tratamento, o número de acidentes não cairia de qualquer maneira, sem precisar da mudança de lei?

Abraços!