Li a notícia que agora já são 38 mortos no Brasil por causa da gripe suína. Por uma curiosidade, entrei no Google do Brasil e digitei a procura pelo termo "gripe suína". O primeiro resultado cujo website tinha terminação ".gov" apareceu na segunda página da procura: era do Governo Americano, mais especificamente do estado de Massachusetts, para um folheto explicando (em um português à primeira vista muito bom) detalhes sobre a doença. O primeiro link vinculado ao governo brasileiro (".gov.br") só foi aparecer na página 4, com uma notícia da Agência Brasil, falando sobre a segunda vítima da doença na cidade de Osasco.
Repeti a mesma pesquisa no site original do Google, com a expressão "swine flu". O primeiro site que apareceu como resposta foi do CDC: Centers for Disease Control and Prevention, do governo americano, em uma página totalmente dedicada às informações sobre a doença. A página inclusive oferece um mapa atualizado, cuja versão parecida (estou chamando "rudimentar" de "parecida" por educação) para o Brasil eu só encontrei na matéria da Folha que coloquei no primeiro link.
Pensei no tempo decorrido desde que as notícias sobre a doença começaram a correr, pensei nos impostos que são pagos no Brasil e pensei nos custos (ínfimos) de abrir um site com a quantidade e qualidade de informações disponíveis no CDC.
Meu bolso doeu.
Abraços!
"Hazard - 1. A hazard is something which could be dangerous to you, your health or safety, or your plans of reputation. (...) 2. If you hazard or if you hazard a guess, you make a suggestion about something which is only a guess and which you might be wrong." - Do Dicionário "Collins Cobuild"
julho 27, 2009
Gripe Suína, Impostos e a Internet
Labels:
Notícias Brasil,
Notícias EUA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É a vida no Bananão (ainda mais no Rio de Janeiro): always settling for less.
Aliás, este foi um tema de um post meu mno passado: em lugares que podemos denominar de civilização, a questão de quem vai fornecer determinado serviço gira mais em torno de eficiência (quem faz melhor?) ou de princípios (é atribuição do Estado isso?). No Bananão nem chegamos a ter esse privilégio: pagamos pro Estado, não temos serviço nenhum (ou apenas um simulacro) e ainda temos que recorrer à iniciativa privada para ter o mmínimo do mínimo. Isso é um verdadeiro buraco disfarçado de país.
(Revoltado, eu????)
Postar um comentário