novembro 27, 2009

DCE de Direita?

Mais uma invenção muito própria do Rio Grande do Sul: Diretório Central de Estudantes da UFRGS comandado por estudantes identificados com partidos "neoliberais, direitistas, reacionários", que só querem saber de política no campus, e não de política partidária... Povo estranho, não?

Como filho da casa, meus votos de juízo, boa conduta e boa sorte! Em condições normais de civilidade, os dois primeiros votos seriam desnecessários, mas nos dias atuais, vale sempre a lembrança: nenhum outro DCE no país será tão avaliado, patrulhado e, talvez, perseguido.

Abraços!

P.S.: Dica do Shikida

novembro 24, 2009

Intervenção no Fed

Um projeto discutido no Congresso Americano busca aumentar os poderes do Congresso junto ao Federal Reserve, permitindo a realização de auditorias dentro do banco central americano para tratar, por exemplo, de temas relacionados ao salvamento dos bancos. A proposta (insana por que populista ou populista por que insana?) é do senador libertário Ron Paul. Curioso é quem aparece neste segmento da MSNBC para debater o projeto:




Lembram dele? Eliot Spitzer? Talvez Ashley Alexandra Dupré, ou Kristen, para os íntimos, possa dar mais detalhes sobre o ex-governador de NY.

Na boa, começo a dar razão aos que dizem que o "império americano" está decadente: Spitzer para debater política monetária???? Achei que a carreira dele tinha acabado.

Abraços!

novembro 16, 2009

Política Monetária e o Limite Inferior dos Juros

Um blog onde eu tenho acompanhado com cuidado as discussões sobre política monetária é o de Scott Sumner. Ele já tem alguns quilômetros rodados em termos de tempo na universidade, e sua especialização, além de economia monetária, é em história econômica, em especial a política monetária na época do padrão-ouro. Scott não é muito fã da forma atual de pensar em política monetária, mas, por outros meios de organizar seu raciocínio, ele conclui que uma política de "targeting the forecast" seria a mais apropriada para a condução da política monetária.

Ainda que não goste muito da forma como se estuda política monetária nos dias de hoje, Scott gostou de um texto recente de Michael Woodford e Vasco Cúrdia, sobre política monetária nas proximidades do limite inferior das taxas de juros nominais.

Vale a leitura.

Abraços!

Esclarecimento

Este blog é escrito por um apreciador de esportes, em especial futebol (soccer), football (americano) e, particularmente, basquete. Quando fiz um post sobre as finais da NBA chamado "Nova Pesquisa: Basquete", era para colocar aí na barra lateral a opinião dos leitores sobre o tema. A bondade do Google está me dando visitantes que, acredito, apenas perdem o seu tempo entrando aqui no blog.

Abraços!

P.S.: este post também poderia ser chamado de "Quero Menos Leitores, Por Favor!"

novembro 09, 2009

Mini-Saia e a Burca

Uma aposta: os alunos que gritaram pela "puta" de mini-saia na porta da sala de aula da Uniban, na sua grande maioria (para não dizer unanimidade), também são contra o uso da burca pelas mulheres muçulmanas ortodoxas. Afinal de contas, com diz o mantra dos dias de hoje, em termos de opinião "tem que haver o equilíbrio"...

Abraços!

novembro 08, 2009

Dá Para Levar a Sério?

Na mesma semana em que os deputados americanos aprovaram o projeto de Obama para o Health Care no sábado à noite, O Globo sai com matéria registrando o que todo mundo que mora ou já morou em Brasília sabe: se o cargo permite, na quinta-feira todo mundo vai embora.

Nojento.

Abraços!

P.S.: A repercussão da matéria foi ainda pior.

novembro 03, 2009

Crise: O Que Sobrou dos Automóveis

Duas notas que li hoje chamaram a atenção: a primeira, no blog do Mankiw, sobre a GM, em matéria do Wall Street Journal; a segunda, no NYT, sobre os lucros da Ford.

Felizmente, vai demorar muito para que qualquer uma destas companias precise de uma "mãozinha", além daquela que a GM precisou do governo americano.

Abraços!