janeiro 28, 2010

Step 1

Como prometido, o primeiro passo: para os interessados na minha pesquisa, uma nota técnica para começar a quebrar a cabeça.

Como sempre, comentários, críticas, erros encontrados, favor entrar em contato!

Abraços!

janeiro 24, 2010

Notas de Um Blog Parado

Blog parado. Para quem acompanha a viagem desde o começo, deve estar se dando conta que o fim pode estar próximo. Para tirar um pouco a poeira da bodega, algumas notas:

1) Para os pais de primeira viagem que curtem música, uma dica que vale muito a pena: uma coleção de cd's com regravações de clássicos do rock em versão de canção de ninar. Compramos para Bia um dos cd's da coleção com regravações de Pink Floyd. Ela adora as versões de Time, Wish You Were Here e Mother. As versões são muito bem feitas, e existem cd's de regravações de outros artistas, como Guns'n'Roses, Beatles, Rolling Stones, Queen, AC/DC, Led Zeppelin e Metallica.

2) Também tenho trabalhado muito na tese. Por não ter o compromisso de participar do processo do Job Market, o departamento não me pede para colocar todo o meu trabalho no ar. Entretanto, espero, daqui alguns dias, colocar ao menos a nota técnica do modelo base dos papers que estou elaborando. Como o modelo é relativamente comum, não tenho preocupações com plágio (isto, garanto, apavora os meus colegas). O importante do meu trabalho é o que faço com o modelo, e não o modelo em si. Além disso, sei de leitores que apreciariam acompanhar um pouco da álgebra para a construção de um modelo como o que eu estou mexendo.

3) Não tenho tido tempo de ler o noticiário do Brasil, e quem me criticar pela minha falta de opiniões a respeito, é um babaca!

4) No front local, muita discussão sobre se Ben Bernanke deve ficar ou não no comando do Fed. Está muito fácil de coletar opiniões a favor, contra, ou mesmo neutra sobre o tema; logo, não perco meu tempo com isto. Uma nota que achei muito interessante, e que diz respeito ao processo de decisão no serviço público de uma maneira geral, está no Blog do Mankiw. Muitas vezes, o que já se discute à portas fechadas nos departamentos técnicos do serviço público acaba explorado de forma política por conveniência.

5) Nos esportes, hora de observar mais o basquete, já que o futebol americano está perto do seu final, com as disputas das finais de conferência hoje, e o Super Bowl no dia 7 de fevereiro.

Abraços!

janeiro 14, 2010

Imprensa: Percentual do Percentual

A manchete de hoje da Folha é de uma infelicidade tremenda, que mais engana do que informa:


"Inflação no governo Lula é 37% menor que nos anos de FHC"

Ok, sem problemas. Façamos as contas: a inflação média do governo anterior (argh!, já não gostei do uso de médias aqui, mas vá lá...) foi de 9,1%. No atual governo, a média da inflação é de 5,7%. Logo: (5,7 - 9,1)/9,1 = -37.4%. De fato, o jornalista acertou na conta. Os mais avançados podem dizer "tá vendo, não tem problema algum, está tudo correto".

Consideremos, então, dois governos hipotéticos: o governo A possui inflação média de zero no seu período, estabilidade absoluta do nível de preços. O governo seguinte, B, tem uma inflação de 0.1% no seu período. Façamos as contas: (0,1 - 0)/0 = Um número muito alto que tende ao infinito!!!

Qual deve ser a manchete da Folha neste caso? Uma sugestão: "Inflação explode no governo B". Bem dramático, não? Mas, como assim?, inflação de 0,1% explodiu? Sério? Tem muito país na América Latina que adoraria ter uma "explosão" destas. É o gênero do jornalismo econômico atual no Brasil. Infelizmente.

Abraços!

janeiro 13, 2010

Política Fiscal no Fed de Atlanta

Ocorreu no Fed de Atlanta um excelente seminário sobre política fiscal. Muita, mas MUITA, gente boa falando por lá, com contribuições novas, muitas explorando as relações com a política monetária e a medição de choques fiscais. Entre os participantes, Michael Woodford, V.V.Chari, Bruce Preston, Chris Sims, Andrew Levin, Jesus Fernandez-Villaverde, Harald Uhlig, Lars Svensson...

Para quem acompanha as discussões sobre macro aqui no blog, o encontro foi importante por juntar muita gente cujo trabalho foi severamente criticado, em especial por aqueles que não gastaram seu tempo estudando modelos de equilíbrio geral.

Para resumir, leia os papers. Se apenas as apresentações estiverem disponíveis no site, procure os papers. Ponto.

Abraços!

P.S.: a dica foi de um dos comentaristas do evento.

janeiro 10, 2010

Dica: Livro em Construção

Boa dica de um dos meus nove leitores (grande abraço, Ulises): está em construção um livro muito interessante do prof. Carlos Végh, da Universidade de Maryland, sobre macroeconomia aberta em economias em desenvolvimento. Os poucos capítulos que tive tempo de dar uma olhada pareceram bem completos, e o projeto é bastante ambicioso, com capítulos específicos tratando, por exemplo, de políticas ótimas, dolarização e crises financeiras. Para quem se interessa pela solução dos modelos, o site também disponibiliza os programas de Matlab que geraram os resultados publicados em cada capítulo.

Vale a leitura desde já!

Abraços!

janeiro 09, 2010

A Instrução 70 da Venezuela

A notícia das medidas cambiais na Venezuela me lembrou demais das aulas de história econômica do Brasil e as discussões intermináveis e chatas sobre a famosa "Instrução 70 da SUMOC". Digo, intermináveis e chatas para quem acha que o Brasil ainda precisa de instrumentos neste sentido, e tentam provar que este tipo de política funciona.

Notem que, na época, a taxa de câmbio mais desvalorizada no Brasil buscava estimular as exportações de café. Troquem "café" por "petróleo" e estamos muito próximos do atual caso venezuelano.

Abraços!

janeiro 02, 2010

janeiro 01, 2010

Dos Medos e Manias

Muito bom o comentário de um professor de filosofia, publicado no NYT, associando ao final o medo gerado pelo famoso Bug do Milênio (alguém ainda lembra?) com as teorias do aquecimento global.

Um abraço!

Duke Basketball: Foi Mal

Ô Cristiano, foi mal, cara. Mas jogar contra Duke, com direito à transmissão pela tv para todo o país, foi um estímulo para a gurizada daqui. Não adiantou nem trazer o Denzel Washington (pai de um dos jogadores da UPenn) aqui para Durham, que a turma do K passou por cima.

Um abraço!