janeiro 09, 2007

Boicote = Censura?!?!?!?!?!?

Ainda a respeito do caso YouTube X Cicarelli, quem pisou feio na bola foi a MTV com a sua nota oficial sobre o caso. Antes do comentário, duas definições, adaptadas do dicionário Michaelis On-Line:

"Boicote: Sanção negativa que consiste em suspender relações sociais, sobretudo econômicas e políticas.

Censura: (...) 3) Exame crítico de obras literárias ou artísticas. 4) Corporação ou tribunal encarregado de censurar (livros, filmes etc.). 5) Instituição, sistema ou prática de censurar obras literárias, artísticas ou comunicações escritas ou impressas: Censura da imprensa. 6) Condenação eclesiástica de certas obras. 7) Crítica com o fim de corrigir. 8) Admoestação, repreensão. Censura prévia: ato de rever e julgar em tribunal competente qualquer obra antes de ser publicada."

O que os sites e blogs na internet propõem é o boicote à emissora e aos produtos que a ex-Sra. Ronaldo Chantilly anuncia. Quando a MTV escreve uma nota dizendo que "a maioria desses protestos no fundo compartilha dos mesmos desvalores que quer atacar pois fomenta a censura a um canal de televisão", ela confunde as duas palavras e se coloca na condição de agredida. Vale destacar: minha cerveja (Samuel Adams por aqui), minha música (Pink Floyd), meu canal de televisão preferido (ESPN), eu escolho. Eu não mando fechar a fábrica da cerveja ruim (Kaiser), queimar em praça pública os cd's que não gosto (pagodeiros, respirem aliviados!) ou tirar do ar os canais que passam programas para jovens cabeça-oca. Respeito as diferenças de gosto, mas mando longe aqueles que querem me empurrar o que não quero.

Por fim, cabe lembrar a campanha feita nas últimas eleições, sugerindo o voto nulo. Voto nulo é um boicote ao sistema eleitoral. Se a interpretação do editor da nota está valendo, a MTV estava sugerindo a censura ao processo eleitoral também? Isto, na minha terra, tem nome, e não rima com democracia.

Abraço!

Nenhum comentário: