março 24, 2009

"Das Kapital": O Musical

Suprema ironia, poço de contradições que só mesmo uma economia que começa a se abrir pode permitir: a obra maior de Karl Marx virará um musical estilo Broadway, na China!!! Diz a matéria:


"O estudo político-econômico sobre o capitalismo deverá se transformar em uma colorida narrativa ambientada em uma empresa onde os operários estão insatisfeitos com as condições de trabalho.

Na trama, eles descobrem que estão sendo explorados por um chefe inescrupuloso que só pensa em lucros e se revoltam.

Os trabalhadores decidem agir, mas não conseguem chegar a um acordo. Alguns empregados se amotinam, outros tentam barganhar coletivamente, e um terceiro grupo resolve continuar trabalhando."


Algumas perguntas pertinentes:

1) os atores do musical serão "explorados pelo dono do capital" da peça, gerando assim a "mais-valia" para o empresário?

2) a peça seria montada na China, nos mesmos moldes, se o regime econômico anterior ainda fosse vigente?

3) a peça tratará do destino de trabalhadores que se motinam em regimes não-capitalistas? (exemplos caseiros seriam bem-vindos, não?)

4) por fim, se o Ministério da Propaganda chinês vetar a montagem, poderemos saber os motivos?

Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho bem adequado... deveria estrear na Broadway. Afinal, a obra se encaixa bem no perfil dos grandes musicais. Temos "Cats" (com gatos que falam, cantam e dançam), "O Fantasma da Ópera"... pq não, "O Capital"? O grau de fantasia é similar (ainda que a loucura do "Fantasma" seja bem mais simpática).
Além disto, os caras mostraram que sabem descrever bem até o gênero da peça: comédia musical.
Se estrear por estas bandas, já estou na fila para o ingresso.