setembro 05, 2014

Novo Velho Artigo

Interrompo rapidamente minhas férias para avisar que entrou no ar um WP novo, escrito com base em um dos capítulos da tese de doutorado.

- Novo WP, mas, como falei, baseado em uma tese defendida quatro anos atrás (falta de vergonha na cara, levar tanto tempo assim para transformar a tese em artigo...).

- Velho WP, já que trata, em um framework moderno, das discussões iniciadas por Frank Ramsey (1927) sobre a tributação relativa entre os fatores de produção trabalho e capital. Também velho porque recupera a análise de Friedman (1969) sobre a política monetária ótima diante dos custos de oportunidade de carregar moeda.

- Novo WP porque amplia o escopo dos problemas citados anteriormente para discutir aspectos associados a economias abertas, tais como os efeitos em termos de welfare da formação de alguns preços em mercados internacionais; a existência de diferenciais de inflação entre a economia doméstica e o resto do mundo; o grau de abertura da economia.

- Velho WP porque usa técnicas semelhantes àquelas desenvolvidas em Schmitt-Grohé e Uribe (2004, 2005, 2006 e 2007) para tratar de modelos de médio/grande porte.

- Novo WP porque adiciona, com resultados fundamentais, o imposto sobre consumo à análise daqueles autores.

Bem, se é novo ou velho, fica a critério de vocês decidirem. Espero que gostem.

Saudações!

Nenhum comentário: