junho 25, 2006

Outras Perguntas (ou "O Primeiro Final"...)

Vocês podem estar se perguntando por que eu comecei a escrever agora, já que ainda falta cerca de um mês para minha mudança. O motivo é óbvio: falta de tempo!!!
  1. Antes da minha ida, o pouco tempo que terei disponível estará totalmente dedicado às atividades de organização da viagem: passagens, despedidas dos amigos, da família, caixas com livros, cd's, malas de roupas, utensílios domésticos que devem ser levados, lista de providências depois da chegada...
  2. Depois da minha chegada, o tempo, ao menos na primeira semana, tende a ser ainda menor: aluguel de apartamento, compra de móveis, instalação, burocracia da universidade, burocracia da CAPES, burocracia do Banco (sim, a burocracia toma muito tempo, quem já passou por isto sabe do que estou falando), abertura de conta bancária (providenciar a chegada do "faz-me rir"), curso preparatório de matemática (ou Math Camp, para os nativos)...
  3. Mais importante, para o blog, depois da chegada: compra de um computador!!!!

Assim, depois destes primeiros dois posts, o blog deve ser temporariamente interrompido. Pretendo voltar a escrever o mais breve possível, depois de me despedir pessoalmente de cada um de vocês, fechar as minhas malas e embarcar.

Outra pergunta importante: o que vocês verão por aqui? Note que esta é uma pergunta diferente daquela do primeiro post. Pretendo, sim, colocar algumas fotos por aqui. Na pior das hipóteses, vocês verão as minhas olheiras, cara de noites mal dormidas, barba mal feita. No melhor cenário, tentarei mostrar onde estou morando (só o prédio pelo lado de fora, lógico), um pouco da universidade, as pessoas ao meu redor... Não tenho a voracidade fotográfica dos orientais, mas tentarei, na medida do possível, registrar em imagens as minhas impressões.

Por fim, o logotipo do blog vai continuar sendo estas setinhas horrorosas à esquerda do título? Não. Pretendo criar alguma coisa nova (uma foto, um desenho, ainda não sei...). Se tiverem idéias, mandem! Será de grande valia.

Bom, fico por aqui. Até o próximo post!

Intro

Sim, senhores, resolvi radicalizar: achei interessante a idéia de compartilhar com vocês esta nova experiência - morar no exterior, voltar para a universidade como aluno, estudar o que nunca pensei que pudesse estudar - e, na minha opinião, a melhor forma de fazer algo que não seja chato (tais como longos e-mail's com fotos que sobrecarregam a caixa postal de todos), nem tome um tempo exarcebado da minha nova carreira estudantil, é criar um blog. Duas perguntas resumem bem os objetivos do blog:

1) O que eu vou encontrar aqui?
Sempre achei muito divertidos os e-mail's que um grande amigo mandava no seu período de doutorado em Porto Alegre. As famosas (ao menos na UFRGS) "Cartas de Porto Alegre" do Shikida se transformaram em um - depois dois, três, quatro... - blog quase com tom confessional. Acreditei que fosse uma forma de se desligar, ao menos por instantes, do mundo dos livros cheios de pó, das listas intermináveis de exercícios, das neuroses sobre o exame de qualificação, entre muitas outras pirações inerentes a um curso de doutorado.
Não, não pretendo ficar discutindo apenas as saudades do Brasil, de Bento, Porto Alegre, Brasília, ou qualquer outro lugar, ou ficar falando compulsivamente de economia, ou tirar um sarro da cara dos americanos enquanto eles fazem o mesmo de mim: gostaria de fazer tudo isto ao mesmo tempo!!! "Uma coisa de cada vez, tudo ao mesmo tempo agora", já diziam os Titãs antes de sua fase porca. Dentro deste espírito, acredito que o "tudo" que será feito ao mesmo tempo inclui até o fim do próprio blog - não, não é como o capitalismo na visão do velho barbudo, cujo processo possui a semente do seu próprio fim. Não sei se isto será a minha diversão permanente, ou apenas um flash de uma emoção instantânea. Mas, por enquanto, vamos levando, numa boa. Quando torrar a paciência, saibam que o fim do blog chegou.

2) De onde saiu este título para um blog, Angelo?!?!?!?
Mais uma vez, obrigado Shikida! Quando tive a confirmação de minha ida para Durham, a resposta que recebi começava com "Prezado Duke of Hazard". "Duke of Hazard"? Bom, fora o trocadilho com o nome da Universidade, fiquei pensando sobre "hazard". Achei ótima a definição que encontrei no dicionário da Chris: este doutorado tem tudo para ser um perigo para mim e para os outros ao meu redor (ainda não sei a extensão de um e de outro); enquanto isto, sigo dando meus palpites, pitacos, chiados, sabendo que, na maioria das vezes, eles não passarão de grandes bobagens que passam pela cabeça em um instante. É, de fato, uma excelente síntese do que eu quero para o meu blog. Quero mostrar, para quem estiver disposto a acompanhar (muito estômago nesta hora, por favor), um pedaço interessante da minha vida, com todos os seus perigos e as minhas opiniões.

Grande abraço a todos, já com muitas saudades!