fevereiro 02, 2010

Software

Duas dicas para quem precisa de programinhas fáceis para organizar o trabalho:

1) Dica do Shikida (na verdade, quem usa parece que é o Leonardo Monastério) excelente sobre o Zotero. Escrevendo a tese, não perco mais tempo com códigos em LaTex para escrever a bibliografia: basta achar na internet o link e as referências do artigo que quero citar e adicionar à minha base de dados do Zotero. Depois, é só exportar a base de dados no formato BibTex e tudo está resolvido. Livros? Basta entrar na página de alguma livraria virtual (sim, serve até a Amazon), achar o livro e adicionar a referência na base de dados. Tudo com um clique dentro do Mozilla Firefox.

2) Todo mundo na faculdade está usando, eu devo instalar aqui no meu computador amanhã, o Dropbox. Para quem trabalha em mais de um computador e precisa ter os arquivos atualizados sempre à mão, é uma tranquilidade. Backup imediato a cada alteração dos arquivos e acesso aos dados onde quer que esteja.

Abraços!

4 comentários:

tjm disse...

O dropbox é bem eficiente, porem nao oferece otima seguranca para empresas. O ideal é que empresas contratem servicos de backup online para protejer seus dados. Na minha empresa usamos o Ktree (www.ktree.com.br) que faz backup online (remoto) dos dados dos servidores, bancos de dados e estacoes.

Angelo M. Fasolo disse...

O Dropbox é solução que os alunos e professores, de forma individual, usam para dar segurança aos seus trabalhos individuais (artigos, teses, etc). O departamento possui outras soluções, que não sei exatamente quais são. Mas ter um espaço de até 2Gb de graça, com atualização automática, é um serviço que, para usuários pequenos, vale muito a pena, mesmo sem ter a mesma segurança dos serviços profissionais.

Abraço!

Leonardo Monasterio disse...

Angelo, valeu pela referencia. Realmente pegar as referencias do google scholar ou da amazon eh uma mao na roda. Vc usa o keyword search do Firerox? Po, dah para virar um keyboard ninja. Recomendo fortemente a versao 2 beta.

Angelo M. Fasolo disse...

Eu fui pelo que o Shikida falou no post: eu sei que vcs dois gostam de testar estes programas mais novos, e resolvi testar o Zotero. Não fiz nada muito avançado com ele, já que eu já tinha a bibliografia pronta em outro programa, mas precisava transformar em BibTex. Logo, eu já sabia quais livros procurar na Amazon para coletar o registro. Eu estou usando a versão 2 beta do Zotero.

Abraços!

P.S.: já se acostumou com BSB?