dezembro 09, 2011

SBE 2011

Acabo de chegar do encontro da SBE, realizado em Foz do Iguaçu também neste ano. Não fui no encontro de 2009, também realizado por lá, então minhas impressões sobre o local talvez sejam um pouco diferentes daquelas de participantes dos dois eventos. Achei o lugar excelente, boa estrutura, salas bem equipadas para as apresentações. Também os organizadores do evento  (tanto SBE quanto da ANPEC) estão de parabéns pela escolha dos painelistas convidados para sessões especiais: não é sempre, em macro, que temos a chance de ouvir em um mesmo local as contribuições mais recentes de Nobuhiro Kiyotaki, Juan Pablo Nicolini, Alberto Martin e Martin Uribe.

Uribe, em especial, foi um excelente reencontro: além de ver a excelente palestra, tive a chance de conversar com meu ex-professor sobre o meu trabalho, contando inclusive com sua presença na platéia durante a minha apresentação. Na verdade, chamar de "platéia" é um exagero: além de Uribe e o Luis Felipe, que apresentou na mesma sessão, apenas um colega do BC apareceu para prestigiar o trabalho. (Definitivamente, uma sessão com o nome "Métodos Quantitativos" não tinha como ser muito popular, ainda mais realizada na manhã seguinte do coquetel de confraternização do evento.) De toda forma, muito produtivo o encontro.

Algumas diferenças em relação a outros encontros que participei: ando sem paciência para as sessões de conjuntura. Dizem que as deste evento foram especialmente ruins; logo, não me arrependo de não ter assistido. Também pareceu ocorrer uma participação mais acentuada de alunos apresentando trabalhos. Neste aspecto, não sei se fui eu que envelheci (e por isto acabo vendo mais alunos que antes) ou se, de fato, menos professores apareceram neste ano. A impressão de outros veteranos de ANPEC-SBE foi a mesma, ainda que eu acredite na combinação linear dos fatores.

Não consegui informações sobre onde será o encontro do ano que vem, mas, mantido o nível dos painelistas deste ano, é um evento que vale a pena participar, apesar do custo e da ausência este ano dos bardos e amigos punk.

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande chance de ser em Porto de Galinhas em Pernambuco!!!
Conforme informações obtidas com um dos coordenadores de pos da Anpec!.

Anpec é mais plural, todavia tem que agradar gregos e romanos ( na nossa linguagem ortodoxos e heterodoxos), assim, tem mesa para todos os gostos. Algumas com muita qualidade outras deixando a desejar, mas faz parte da nossa pluralidade cabe ao participante procurar seções, apresentações de interesse.

Na anpec participei de uma mesa de crescimento, assisti um artigo de HPE (sobre o Lucas, Phelps e Friedman) e dois artigos de política monetária, um muito bom de um cara do Bacen do RJ o outro paper sem comentário terrível, regra de Taylor com juros internacionais como determinante das decisões do COPOM foi dureza de ouvir que o Bacen calibra sua taxa de juros em função da taxa de juros internacional!!
Pelo menos o Kyiotaki salvo, diga-se de passagem muito simpático, ao contrário de algumas pseudo-estrelas da academia brasileira.

Ja SBE o encontro é menor, assim os artigos de um modo geral são melhores no geral. Participei de duas seções sobre DSGE, vi apresentação do SAMBA e outro trabalho muito bom de um funcionário do BACEN na mesma seção. inclusive vc estava presente (risos).

Fiz curso de DSGE, assisti seção sobre produtividade muito boa e algumas apresentações em particular uma organizada pelo Bonomo.

Enfim, gosto muito desse encontro, algo que ajuda muito o sucesso da anpec e SBE são suas secretarias um bom canal de comunicação entre ambas favorece muito o sucesso do evento. Nesse sentido prof. Adriana, Ellery, fernando e o daniel dialogaram muito bem, pois nas seções teve representante dos mocinhos e dos bandidos( risos).
Muito pela presença do Prof. Roberto Ellery da Unb.

Próximo ano a secretaria da Anpec está sob responsabilidade da Unicamp, daí meu amigo negócio é rezar para ter espaço para SBE, pois tem muita gente na anpec (alguns centros) sonhando em dar pé na bunda da SBE

é isso até próximo ano!!!


Anderson

Anônimo disse...

Faltou o seu disclosure de dizer que a colega do BC que estava assistindo sua apresentação era a Chris!! E com a Bia no colo.
Abraços,
Fernando
PS: a NBA compacta 2011/2012 já começou. Vamos nos programar!

Angelo M Fasolo disse...

Não era a Chris: era o Alexandre do Deban. A Chris e a Bia me trocaram pela piscina do hotel, não sem motivos.

Vamos combinar para ver os jogos, sim. Segunda estou de volta a Bsb.

Abraços!