outubro 31, 2006

Tempestade

Tempos negros vêm do sul. Por aqui, o frio vem do norte, mas a tempestade é sempre do sul. Os sinais não são bons, o final de outubro representa o final do outono, início de um inverno que promete ser longo, muito longo. Não me refiro ao inverno daqui, mas à longa estação de trevas que se anuncia em outras bandas. O tempo frio normalmente traz a melancolia; este, traz o medo, a falta de esperança. É marcado pela violência, pela intolerância no contraditório, pela cisão do “nós” contra “eles”, quando deveríamos ser “todos”.

Tempos negros vêm do sul. Seriam tempos de lutar, travar a boa guerra, o bom debate. A tempestade traz a fúria dos que se dizem injustiçados, ainda que os fatos todos se mostrem contra os furiosos. Os falsos injustiçados se armam: bandeiras não representam mais idéias, mas armas para a luta física, para a caça aos traidores da causa; falar, agora, é vigiado, deve ser contornado; se somos contra, somos contra todos – “todos” escondem o mau-caráter de alguns.

Tempos negros vêm do sul. Aqui, o final de outubro abre espaço para os monstros escondidos em todos nós. No sul, os monstros já andam entre nós, ao longo de todo o ano, de toda a nossa existência. Até achamos normal! E os monstros entre nós não se acalmam com doces. Trick or Treat, a travessura já está indo longe demais, já até deixou de ser travessura: virou assunto sério, caso que deveria ser de polícia. Mas qual polícia?

Tempos negros vêm do sul. E só vem do sul porque estou no norte. O lado meridional começa a desaparecer, a não interessar. “Hein? Ah, carnaval!” Não, o carnaval é no verão, é tempo de alegria. A tristeza ainda não chegou, mas as amarguras geradas pelos sinais de início do longo inverno me fizeram pensar, pela primeira vez, em abandonar o rincão.

Abraços!

Halloween


Acho que esta fantasia já é suficiente para assustar as crianças da vizinhança.

Abraços!

outubro 29, 2006

Sirvam Nossas Façanhas de Modelo à Toda Terra

Sempre ouvi de muita gente que não é possível entender no que os gaúchos se acham diferentes dos demais, que existe um orgulho exacerbado acerca do que se faz, que tudo no sul é sempre sobrevalorizado. Quero chamar a atenção para alguns fatos que mostram uma área onde nós, gaúchos, somos especialmente diferentes do resto do país: ao contrário de certos partidos que berram para si o chavão, no RS somos “contra tudo isto que está aí”, em toda e qualquer situação. Com a eleição de uma governadora do PSDB, o RS radicaliza em termos de oposição aos governos centrais de uma forma poucas vezes vistas em eleições passadas.

Para provar este ponto, vou destacar os resultados das últimas seis eleições para governador, sempre contrastando com o resultado nacional:

- 1982: auge do movimento pela democratização. A oposição ao regime vence as eleições nos estados mais importantes. No RS, o eleito (Jair Soares) é do PDS, antiga Arena.

- 1986: na euforia do Cruzado, o RS entra na onda do PMDB e elege Pedro Simon governador.

- 1990: no auge do “fenômeno Collor”, o RS dá a menor votação do país para o eleito no primeiro turno (vale lembrar que Brizola era candidato), e a segunda menor no segundo turno (só sendo superado pelo Rio de Janeiro). O governador eleito é Alceu Collares, do PDT, oposição ao governo central.

- 1994: no RS, apesar do Plano Real, Lula ganha as eleições para presidente. Antônio Britto é eleito governador.

- 1998: nas eleições nacionais, Lula ganha novamente de Fernando Henrique no RS, que elege Olívio Dutra governador (de novo, oposição ao governo central).

- 2002: no auge da “onda vermelha”, Lula tem uma das menores diferenças no RS em relação ao seu oponente (tanto em termos históricos quanto na comparação RS contra os demais estados). O RS elege Germano Rigotto governador, oposição ao governo central.

Síntese dos dados: quando não elegeu um governador de oposição (1986 e 1994), o RS sempre ofereceu algumas das menores votações para o candidato eleito para o cargo de presidente. Com Yeda, o RS vai fazer uma das maiores radicalizações em termos de oposição ao candidato da maioria do país, ao rejeitar não apenas o partido do presidente reeleito, mas também o governo estadual de um partido mutante e fracionado como o PMDB. Outra tradição é quebrada: nunca o governador no poder do RS foi sucedido por alguém do mesmo campo político, configurando uma alternância de poder única.

Por que o título do post, baseado em verso do Hino Riograndense? Poderia simplificar a resposta, perguntando se você está contente com o Brasil de hoje, imaginando que a resposta seja tão negativa quanto a minha, e dizendo que o RS sempre manifestou, através do voto, a sua insatisfação – e o fato de ser sempre no voto é um orgulho no país do mensalão, da compra de dossiês, das tentativas de calar a imprensa.

Dá orgulho de ser gaúcho ao constatar que, mais uma vez, o RS dá o seu recado ao Brasil. Este recado começou a ser dado nas eleições para governador de 2002, passou pelas municipais de 2004, com o PT perdendo a prefeitura de Porto Alegre, e agora ao chega ao auge nestas eleições.

Abraços!

P.S.: os dados sobre votação e proporção de votos para presidente foram extraídos deste artigo. Das eleições mais recentes, o TRE-RS também tem uma ótima compilação de dados.

Dúvidas de Qualquer Estudante

As dúvidas que cercam todo o estudante, em qualquer idade, em qualquer curso, por Mafalda.

Abraços!

P.S.: para quem não conhece, Mafalda é um quadrinho desenhado por Quino, cartunista argentino de altíssima qualidade.

Eleições

Tem eleições neste domingo. O presidente deve ser reeleito, a despeito da oposição raivosa e radical. Foi uma surpresa a ida para o segundo turno, em função dos índices de aprovação do governo, mas mesmo a escolha de um candidato fraco por parte da coligação de centro-direita não impediu o segundo turno (até favoreceu). Nestas eleições, de fato, a continuidade é um sinal de evolução, de um país que conseguiu importantes vitórias nos últimos anos.

Não, eu não enlouqueci.

Abraços!

outubro 27, 2006

Como (Re)Construir um Departamento de Economia?

Um dos motivos pelos quais coloquei Duke entre as minhas preferidas nos Estados Unidos para o doutorado estava exatamente no grupo de professores que estava começando a se formar por aqui. Aquela coisa de ler um paper, gostar, e ver que o cara que escreveu está na mesma universidade daquele outro, de um outro paper que foi lido que era muito bom também... e assim por diante.

Pois aqui temos mais do que, simplesmente, a contratação de professores novos. Eu já tinha ouvido um papo a este respeito, mas o caso é mais sério do que imaginava: existe um plano de levar o Departamento de Economia de Duke efetivamente para a elite norte-americana em termos de pesquisa. Detalhes do processo de contratação e seleção dos professores que vieram para cá, você lê aqui. De acordo com a matéria, Duke estava em 22º lugar no ranking do National Research Council, mas bem abaixo disso em outras escalas (em 35º de um ranking mundial, por exemplo, aqui).

Um ponto interessante do processo é que ninguém aqui é contratado como "estrela", no sentido de ficar pensando "sou pesquisador, então não vou 'sujar as mãos' dando aulas para o primeiro ano do PhD, ou para o mestrado": dos 16 professores listados abaixo na foto da matéria, eu já tive aula com dois, estou tendo aulas com mais dois, e já tenho a confirmação de que, no mínimo, outros dois darão aulas no semestre que vem.

Um abraço!

outubro 25, 2006

Eu Avisei...

Hahahahah... É só o que me sobra - rir. Agora, só falta escolher a pasta.

Só para ressaltar, você foi avisado desta possibilidade aqui e aqui, muito antes do zum-zum-zum começar.

Abraços!

outubro 23, 2006

"O Satânico Dr. No" é o Terceiro no Fundo

Brasileiros com trabalhos importantes, inclusive na burocracia estatal, deveriam receber reconhecimento maior pela obra. Esta notícia vai ficar perdida em algum canto de página de jornal, cujos estafetas estarão, agora, achando que estão publicando por obrigação a nota. Infelizmente, quando o nome dele for cogitado para algum novo posto em Brasília, ele será sempre lembrado por este cargo, e por isto triturado pela esquerda burra e pela imprensa mancheteira. Para justificar a previsão, uma lembrança do que se dizia em meio ao caos do início de 1999.

Abraços!

P.S.: Acham que esta foi uma opinião isolada na época? Então vejam esta e esta. Só não citei mais porque a maioria dos jornais está com o arquivo de notícias limitados para assinantes. E imaginem, a partir desta amostra, as manchetes sobre o que será dito se o nome aqui homenageado for cogitado, por exemplo, para a Fazenda.

Jason Manda Ver no Sanduíche!

Para animar o Halloween, que está chegando por aqui, Jason, de Sexta-Feira 13, se preparando com um sanduíche de respeito!!!



Abraços!

P.S.: Veja como ele perdeu o último emprego aqui!

Severe Weather Alert

Aviso urgente do serviço de meteorologia nacional. Os trechos em negritos são meus. Traduzindo: temperaturas próximas de 0ºC nas próximas noites, atingindo o mínimo na noite de terça-feira. Ainda bem que tenho algumas latas de sopa em casa.

Neste instante, temperatura exterior de 13ºC. Voltei para Bento!

Abraços!

Special Weather Statement


PERSON-GRANVILLE-VANCE-WARREN-HALIFAX- FORSYTH-GUILFORD-ALAMANCE- ORANGE- DURHAM-FRANKLIN-NASH-EDGECOMBE- DAVIDSON-RANDOLPH-CHATHAM- WAKE-WILSON- STANLY-MONTGOMERY-MOORE-LEE-ANSON- RICHMOND- INCLUDING THE CITIES OF... ROXBORO...OXFORD...HENDERSON... WARRENTON...ROANOKE RAPIDS...WINSTON- SALEM...GREENSBORO... HIGH POINT... BURLINGTON...CHAPEL HILL...DURHAM... LOUISBURG... NASHVILLE...ROCKY MOUNT... LEXINGTON...ASHEBORO...PITTSBORO... RALEIGH...WILSON...ALBEMARLE...TROY... SOUTHERN PINES...SANFORD... WADESBORO...ROCKINGHAM 345 AM EDT MON OCT 23 2006
...NEAR FREEZING TEMPERATURES EXPECTED THE NEXT COUPLE OF NIGHTS...

NORTHWEST WINDS TODAY WILL USHER MUCH COOLER AND DRIER AIR INTO CENTRAL NORTH CAROLINA. UNDER MOSTLY CLEAR TO PARTLY CLOUDY SKIES TONIGHT AND A LIGHT BUT STEADY NORTHWEST WIND.... TEMPERATURES TONIGHT WILL DROP INTO THE LOW AND MID 30S. A FEW OF THE NORMALLY COLDER LOCATIONS SUCH AS RURAL HALL...ROXBORO AND LOUISBURG MAY REACH 32 DEGREES FOR A BRIEF PERIOD OF TIME.

THE POTENTIAL FOR A WIDESPREAD LIGHT FREEZE APPEARS TO BE BETTER TUESDAY NIGHT AS SKIES WILL BE CLEAR AND THE WINDS NEAR CALM. THIS WILL ALLOW THE TEMPERATURE TO DROP TO NEAR OR SLIGHTLY BELOW FREEZING FOR A FEW HOURS BETWEEN MIDNIGHT AND 8 AM. IF THIS CONDITION APPEARS TO BE MORE CERTAIN LATER TODAY OR TUESDAY MORNING...THEN A FREEZE WARNING WILL NEED TO BE ISSUED FOR TUESDAY NIGHT FOR A LARGE PART OF CENTRAL NORTH CAROLINA.

PEOPLE WITH PLANTS OR OTHER OUTDOOR OPERATIONS THAT ARE SENSITIVE TO COLD WEATHER SHOULD BEGIN PREPARATIONS FOR COLD TEMPERATURES TODAY. AT THIS TIME A HARD FREEZE...WHEN TEMPERATURES ARE AT OR BELOW 28 DEGREES...IS NOT ANTICIPATED.

Cai Fora Daqui!!!

Um bom resumo do problema econômico atual brasileiro. Na síntese, o que se está dizendo é que, ao pagar impostos, você está abrindo mão do seu papel de consumidor para que um outro agente (o Estado) gaste por você. Não, por mais meritório que alguns destes gastos sejam (bolsa-família com contra-partida em educação, alguns investimentos públicos, o meu doutorado...), não é legal ver uma outra pessoa gastando por você. Por isto que se diz, em economia, que o gasto público "expulsa" (crowds-out) o gasto privado: se o governo resolve hoje gastar mais do que efetivamente pode, alguém terá que deixar de gastar, em algum instante do tempo, para que o processo se sustente. Os dois candidatos? O próprio governo, no futuro, ou o contribuinte/consumidor hoje, com impostos.

Um abraço!

outubro 22, 2006

Jokerman

Ter os meus CD's aqui comigo e ir passando, pouco a pouco, cada um deles para dentro do computador permite relembrar de algumas músicas que, em algum instante, já me chamaram a atenção, seja pela melodia, seja pela letra. Esta letra do Bob Dylan possui diversas interpretações, mas a combinação letra + melodia é ótima no original. A versão que o Caetano gravou, a despeito do péssimo inglês, também ficou muito boa, com o arranjo de cordas de Jaques Morelenbaun.

Jokerman

Por Bob Dylan

Standing on the waters casting your bread
While the eyes of the idol with the iron head are glowing.
Distant ships sailing into the mist,
You were born with a snake in both of your fists while a hurricane was blowing.
Freedom just around the corner for you
But with the truth so far off, what good will it do?

Jokerman dance to the nightingale tune,
Bird fly high by the light of the moon,
Oh, oh, oh, Jokerman.

So swiftly the sun sets in the sky,
You rise up and say goodbye to no one.
Fools rush in where angels fear to tread,
Both of their futures, so full of dread, you don't show one.
Shedding off one more layer of skin,
Keeping one step ahead of the persecutor within.

Jokerman dance to the nightingale tune,
Bird fly high by the light of the moon,
Oh, oh, oh, Jokerman.

You're a man of the mountains, you can walk on the clouds,
Manipulator of crowds, you're a dream twister.
You're going to Sodom and Gomorrah
But what do you care? Ain't nobody there would want to marry yoursister.
Friend to the martyr, a friend to the woman of shame,
You look into the fiery furnace, see the rich man without anyname.

Jokerman dance to the nightingale tune,
Bird fly high by the light of the moon,
Oh, oh, oh, Jokerman.

Well, the Book of Leviticus and Deuteronomy,
The law of the jungle and the sea are your only teachers.
In the smoke of the twilight on a milk-white steed,
Michelangelo indeed could've carved out your features.
Resting in the fields, far from the turbulent space,
Half asleep near the stars with a small dog licking your face.

Jokerman dance to the nightingale tune,
Bird fly high by the light of the moon,
Oh. oh. oh. Jokerman.

Well, the rifleman's stalking the sick and the lame,
Preacherman seeks the same, who'll get there first isuncertain.
Nightsticks and water cannons, tear gas, padlocks,
Molotov cocktails and rocks behind every curtain,
False-hearted judges dying in the webs that they spin,
Only a matter of time 'til night comes steppin' in.

Jokerman dance to the nightingale tune,
Bird fly high by the light of the moon,
Oh, oh, oh, Jokerman.

It's a shadowy world, skies are slippery gray,
A woman just gave birth to a prince today and dressed him inscarlet.
He'll put the priest in his pocket, put the blade to the heat,
Take the motherless children off the street
And place them at the feet of a harlot.
Oh, Jokerman, you know what he wants,
Oh, Jokerman, you don't show any response.

Jokerman dance to the nightingale tune,
Bird fly high by the light of the moon,
Oh, oh, oh, Jokerman.


Abraços!

P.S.: sobre as interpretações da letra, existe a versão que diz que Jokerman é uma autobiografia momentânea de Dylan, uma visão sobre Cristo (em função de suas quase 30 referências bíblicas), e até algumas visões mais "rasteiras", dizendo que é mais uma música de protesto de Dylan.

outubro 20, 2006

Outra Página, Outro E-Mail

Se alguém, por curiosidade, andou xeretando na página da universidade (http://www.econ.duke.edu), pode ter esbarrado neste link: http://fds.duke.edu/db/aas/Economics/grad/angelo.fasolo

O pessoal já pediu para atualizar as informações, colocar uma foto, mas estou sem paciência e tempo para isto. Prefiro gastar o meu tempo de "programador de webpage" escrevendo para vocês ("demagogo de araque, populista de e-mail, egocêntrico!!").

Para quem quiser fazer o caminho completo, siga a seqüência:

1) Página inicial do Departamento de Economia: http://www.econ.duke.edu
2) À esquerda, onde diz "Departamental Directories", clique em "Graduate Students"
3) Procure pelo meu nome!!! A ordem é alfabética a partir do último sobrenome.

Um abraço a todos!

outubro 16, 2006

Quebra Tudo!!!

Se filho meu fizer a metade disto, já vai ser o orgulho do papai...



Abraços!

outubro 14, 2006

Agora Não Tem Mais Erro!

Tudo sob controle em casa: 36 rolos por US$16.00! Agora ninguém segura!!!


Abraços!

outubro 13, 2006

CBGB

Devia ter parado em NY por um tempinho antes de vir para cá. Agora, só que o sobrou, e em Las Vegas!!! Desvantagens da modernidade.

Abraços!

Tô Falando...

O chute que eu dei em outro post está bem calibrado. Olha , está lançado o experimento (veja o último comentário da página). Se o PT não berrar contra, é porque é sério.

Abraços a todos!

outubro 12, 2006

Transição Incompleta

Já tinha falado pessoalmente para ao menos dois dos três leitores deste blog sobre as dificuldades com a adaptação a uma nova língua. Não é apenas o problema do sotaque característico da região: é a questão do "aprender a pensar" em outra língua que não a nativa. Mais cedo ou mais tarde, acabamos nos dando conta de um procedimento sequencial que é mais cansativo do que se imagina à primeira vista:

- recebemos a informação em inglês
- traduzimos a informação recebida para o português
- pensamos a resposta em português
- traduzimos a resposta para o inglês
- e, por fim, enviamos a resposta em inglês.

O ideal, lógico, seria reduzir estas cinco etapas para apenas três (receber a informação, pensar a resposta e enviá-la), e espero conseguir isto com o tempo. Neste ponto (comentário do economista), vantagem para os orientais que vem para cá estudar e trazem consigo seus filhos: as crianças, por serem alfabetizadas em inglês e falarem a língua nativa em casa, não terão esta dificuldade que estou passando. Inevitável, a partir daí, discutir por que os países orientais estão apresentando taxas de crescimento superiores à América Latina.

Mas este tipo de desvantagem linguística, aplicado no contexto do curso que estou fazendo, gera situações engraçadas. Outro dia, estava resolvendo uma lista de exercícios com outros dois colegas na faculdade. Já era perto do final de semana, estava cansado, eram 11 horas da noite. No meio da correria, um deles me faz uma pergunta sobre a matéria, e eu respondo. Os dois colegas param o que estavam fazendo e ficam olhando para mim. Pensei que tinha acontecido alguma coisa, falado alguma barbaridade. Quando um deles olhou para mim e disse "What?" foi que a ficha caiu: eu tinha falado a resposta em português!!!!

Entretanto, como diria um ex-Presidente, "não me deixem só"!!! Hoje, prova de econometria: todo mundo estressado durante toda a semana, reuniões de estudo que duravam até altas horas da noite, listas de exercícios, horas na biblioteca. Terminada a prova, um colega (búlgaro) perguntou para outro colega (argentino) como ele tinha ido na prova:

"- La cuestión numero dos es imposible..."

E seguiram-se mais três ou quatro frases em espanhol. Ou seja, estamos todos no mesmo barco, as dificuldades são as mesmas para todos os que vêm de outras terras para este canto do mundo.

Abraços!

outubro 09, 2006

Inacreditável!!!!

Pagou, levou. Sem comentários. Êêê, São Paulo... (só para provocar, ok, Marcelo? *rsrs)

Abraços!

outubro 07, 2006

Sushi Night

A little rest on Friday night: beer and sushi! In the picture, Alex, Scott, Matt and a bunch of hair over my old brown jacket! Sarah took the picture.


See you!

outubro 06, 2006

A Paisagem dos Últimos Dias

Vista da janela da biblioteca principal da Universidade. Está começando a fazer frio, a temperatura máxima do dia foi de 18°C à meia-noite. Depois disto, veio declinando, e a previsão para amanhã é de máxima de 14°C, com chuvas. Tudo dentro do esperado, tudo no seu lugar.


Abraços!

outubro 04, 2006

É "∩" ou "U"?

Juristas deviam estudar matemática. Não, não estou falando de derivadas, integrais, equações diferenciais, topologia, entre outras maravilhas do mundo lógico: estou falando especificamente de teoria dos conjuntos, matéria que é vista desde a quarta série do ensino primário (ao menos eu lembro de começar a estudar isto por lá).

Por que isto? Esta notícia de hoje dá o que pensar sobre a capacidade de nossos juízes em interpretar o que efetivamente está escrito nas leis. O artigo da cláusula de barreira é o mais claro exemplo possível do que quero dizer:

"Tem direito a funcionamento parlamentar, em todas as casas legislativas para as quais tenha elegido representante, o partido que, em cada eleição para a Câmara dos Deputados obtenha o apoio de, no mínimo, 5% dos votos apurados, não computados os brancos e os nulos, distribuídos em, pelo menos, um terço dos Estados, com um mínimo de 2% do total de cada um deles".

Note que, antes da sentença em negrito, não existe um "e" ou um "ou", e esta é a razão do problema, de acordo com o TSE. Vamos falar um pouco de matemática, definindo os eventos: A = partidos com mais de 5% dos votos válidos no país todo; B = partidos com um mínimo de 2% dos votos válidos em ao menos um terço dos Estados. Graficamente, o que nós temos em termos de teoria dos conjuntos é o seguinte:

A região C é o que seria expresso se a lei tivesse um "e" logo antes do trecho em negrito: eu quero que sobrevivam os partidos com 5% dos votos nacionais E 2% dos votos em um terço dos Estados. Vale lembrar que esta é exatamente a interpretação que todos tinham antes desta eleição e desta confusão organizada pelo TSE. Se tivesse um "ou" antes da área em negrito, o resultado seria A+B (incluindo C): que sobrevivam os partidos que tenham 5% dos votos nacionais OU 2% dos votos em um terço dos Estados.

A redação e a interpretação das leis no Brasil, de modo geral, é muito ruim. Este problema já se manifestou em muitas outras situações. Quero acreditar que o problema esteja na formação dos nossos juristas, ao invés de alguma maldade premeditada para o caso dos partidos de algumas figurinhas não atingirem o desempenho esperado. Devo estar sendo ingênuo...

Abraços!

P.S.: palpite: se o TSE se der conta da bobagem que está fazendo ao sugerir uma interpretação alternativa, vai sair com a máxima do "espírito da lei", interpretando "o que o legislador quis colocar no papel". Legal jogar a culpa nos outros, não é?

outubro 02, 2006

Palpite Político-Econômico

Esta é para concorrer com a imprensa blogueira do Brasil: você só lê aqui esta análise!!! Depois não digam que eu não avisei!

Uma pausa nos estudos, uma leitura rápida de jornal, monta-se o quebra-cabeça e está formado um palpite. Atenção: já está definido o nome do novo ministro da Fazenda de um eventual segundo mandato do atual governo! Vai ser para petistas cometerem suicídio coletivo. Segue a receita: peguem a lista de freqüentadores assíduos do elevador privativo do Palácio do Planalto (todo jornal já deu a notícia que ele tem falado com o Lula); juntem com a lista de deputados que não se reelegeram por São Paulo; acrescente um tanto de vaidade pessoal, da vontade de não querer sumir do mapa; adicione ainda a dependência do futuro governo de partidos de caciques para formação de maioria no Congresso; misture tudo, e está pronta a receita do "bolo". Só espero que seja dividido desta vez... Não preciso dizer quem é, certo?

Um abraço!