março 25, 2007

De Novo, a Imprensa e o BC

Pelo visto, a imprensa do partidão e congêneres descobriram as reuniões de mercado, que o BC organiza a cada trimestre com representes do mercado financeiro para discutir conjuntura. Que coisa! Vamos aos fatos, então.

Em primeiro lugar, a reunião dos diretores do BC com o mercado é tão "secreta" que já foi noticiada algumas vezes na imprensa (exemplo aqui). Ou seja, a única versão possível para a palavra "secreta" que a matéria pode dar é no sentido de "fechada", "privativa".

Se o sentido que a matéria quis dar foi este, então, em segundo lugar, devo dizer que concordo com alguns pontos do que está ali. Já escrevi aqui que considero a relação institucional do Banco Central com os demais órgãos da República um pouco frágil, acabando por confundir muitas vezes o que é objetivo do BC daquilo que seja uma atribuição do governo em turno. Agora, daí a termos "um escândalo", são outros quinhentos: passar informações "privilegiadas" para 80 (!!!) pessoas, distribuídas ao longo de dois dias, ainda mais em um mercado de capitais que, globalmente, é pequeno como o brasileiro, é quase a mesma coisa que um anúncio público.

"Ah, mas os bancos ganham dinheiro com isto!" Que bom! Para quem tem dinheiro aplicado, saber que o banco está ganhando dinheiro é ótimo! Mas, sem ironias agora, da mesma forma que o mercado gosta de saber o que o BC pensa, também o BC ganha um panorama bem mais preciso a respeito do que o mercado acredita. O BC possui, sim, relatórios que mostram números coletados junto ao mercado, mas ter uma reunião onde se possa coletar impressões específicas a respeito das opiniões do mercado é uma ferramenta importante.

Só para comparar, o Banco da Inglaterra organiza encontros regulares com economistas de mercado para tratar, especificamente, de operações de câmbio, operações com a Libra Esterlina e operações com juros e empréstimos. Se procurarem as atas destas reuniões, vão encontrar nomes, por exemplo, de economistas do Barclay's, do J.P. Morgan, HSBC, Deutsche Bank. Infelizmente, mais uma vez, acho que o BC brasileiro peca por omissão: deveria chegar a público e dizer o que todo mundo sabe – fazemos as reuniões, que contaram com a presença de Fulano, do banco A, Beltrano, do banco B, Cicrano, do banco C...

Mais uma vez, o BC tem a chance de dar um passo sério no sentido de responder a seus críticos. Infelizmente, acho que mais uma vez não vai acontecer nada.

Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

Assundo por forra do post:
* te liga. na primeira semana de maio sai o novo do Rush, Snakes & Arrows.

* saiu o tão aguardado ao vivo da Graforréia!! já comprei o meu. tem alguma previsão de vinda pra cá, ou quer que eu compra um pra ti e te mande pelo correio?

abraços,
Menin