junho 23, 2007

NASM 2007 - Convidado Especial no Almoço

Christiane, Enestor e eu estávamos almoçando hoje, sexta-feira, depois das sessões ordinárias da manhã, quando chega um senhor com seu prato servido, mas sem companhia para o almoço. Perguntou se poderia sentar conosco, e se apresentou:

- Hi, my name is James Poterba.

Uau! Um dos grandes autores no mundo em economia do setor público e tributação, atual coordenador do programa de economia do M.I.T. chegou, pediu licença, se apresentou, e ficou batendo papo conosco durante todo o almoço! Depois de perguntar porque os brasileiros pararam de aplicar para o M.I.T., Poterba acabou fazendo um mea-culpa, lembrando que desde o falecimento do Dornbush que o M.I.T. não investiu nas relações com o Brasil, até para criar uma rede mais confiável de informações sobre os estudantes provenientes do país.

Perguntou se o governo brasileiro ainda financiava estudantes para programas de doutorado no exterior, e ficou curioso sobre a burocracia deste tipo de financiamento: segundo ele, as universidades americanas não entendem a demora para estabelecer a combinação universidade-financiamento que os estudantes brasileiros enfrentam. Quando comentei dos problemas que enfrentei até este acerto (a necessidade da CAPES de esperar até que todas as universidades para onde apliquei dessem uma resposta final para daí decidir para onde mandar o estudante), ele reconheceu que a política do governo estaria correta, e que era interessante ter a visão "do outro lado" até para oferecer uma resposta mais apropriada às necessidades dos candidatos.

No fim, a foto de registro. Grande presença!


Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu também estava lá também! eu também estava lá também!