Possivelmente o pessoal de microeconomia, desenvolvimento, entre outras áreas, já sabe do que vou falar por aqui, mas acho que vale o registro, de toda a forma. Estava precisando fazer algumas inferências com base na PNAD do IBGE e notei um pequeno link colocado bem embaixo da página da pesquisa, no próprio site do IBGE.
Achei interessante a idéia de manipular os microdados, isto ajudaria bastante na pesquisa que estou fazendo e resolvi tentar. O link leva para um blog com um repositório significativo de códigos em R desenvolvidos para operar com pesquisas populacionais do mundo inteiro, e as principais pesquisas na área do IBGE (PNAD, POF e PME) estão por lá, com códigos bastante simples para fazer o download, organizar os dados e extrair os elementos desejados. Os exemplos são muito intuitivos também, ensinando como trabalhar com totais da população, médias de outras variáveis associadas às observações de indivíduos, formação de subamostras categorizadas, entre outros.
Neste aspecto, também, colabora muito a qualidade dos microdados divulgados pelo IBGE: todos os dicionários, conceitos e definições estão disponíveis no site, deixando tudo mais fácil para operar. Outro ponto bacana é a variedade de códigos disponibilizada pelo IBGE: existe uma versão alternativa do programa, (se entendi bem) desenvolvida por técnicos da instituição, mas nem por isto a versão alternativa deixa de ganhar destaque no site.
Este bom trabalho da instituição me permite economizar tempo e possibilita uma análise mais apurada do que quero fazer. Em uma época tão tumultuada para os técnicos de lá, fica aqui registrado mais um elogio (já tinha feito em outra oportunidade) ao IBGE.
Saudações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário