dezembro 03, 2007

Leituras de Férias

O tempo investido em um ano e meio de doutorado me impediu de ler alguns livros que estão na estante desde que vieram para cá. Vou tentar vencer a lista, agora que as férias começaram.

Os selecionados:
  1. Central Banking in Theory and Practice – Alan Blinder
  2. Rejected: Leading Economists Ponder the Publication Process – George Shepherd
  3. Inside the Economist's Mind: Conversations with Eminent Economists – Paul A. Samuelson e William A. Barnett
  4. I Am America, And So Can You – Stephen Colbert
  5. English As She Is Spoke – José da Fonseca e Pedro Carolino
  6. Toda a Mafalda – Quino
  7. Viagens com o Presidente – Eduardo Scolese e Leonencio Nossa

Os três primeiros, apesar de serem de economia, já possuem um caráter mais histórico do que propriamente técnico: enquanto o primeiro já se tornou um clássico a respeito das práticas de Bancos Centrais, os outros dois são relatos de dois pontos distintos (e talvez extremos) da atividade do economista – o processo de elaboração e desenvolvimento de idéias, em um ponto, e a briga pela publicação, no outro.

Os dois livros seguintes trazem um pouco de humor às férias: Stephen Colbert apresenta um programa de humor, estilo talk-show, no canal Comedy Central, tirando o maior sarro do estilo estridente de alguns conservadores americanos. O programa é engraçadíssimo, e a Chris, que já leu, disse que é ótimo. "English As She Is Spoke" foi um presente de um colega. É um livro escrito na verdade por Pedro Carolino, usando um dicionário inglês-português escrito por José da Fonseca para traduzir expressões cotidianas de ambas as línguas.

O livro de Quino estava na minha cabeceira na maior parte deste tempo. Já andei um bocado nos quadrinhos, mas agora quero terminar de uma vez.

Por fim, o último, que se misture o humor, a tragédia e a perseverança de ser brasileiro, em ler o relato de repórteres que acompanham o presidente e sua tropa em viagens internacionais.

Vai ser uma boa diversão.

Abraços!

4 comentários:

Anônimo disse...

uma pequena correcao/adicao sobre o "English as she is spoke".
Na verdade, o cara usou um dicionario ingles/frances e frances/portugues para construir um dicionario ingles/portugues de expressoes.
Dai', a diversao do livro com expressoes como "english as she is spoke".
beijos!
Chris

Hernan disse...

Hey Angelo,
there's a mistake in the title. Or at least a so called "contradictio in adjecto", there is NO such a thing as "Leituras de Férias" or you are on vacation or you are reading. COME ON!!!!!!!!!!!!

see you!
H

Hernan disse...

Oh....
I see, you are screening comments!!!!!!!!!!
jajajaja,
OK, ok,
bye
H

Angelo M Fasolo disse...

Hey H!

Yeah, I am screening comments: I am trying to avoid some nasty people saying bad things in my blog. However, Argentineans are not included in my list... yet! ahahhahahahaha

See you!