agosto 03, 2008

Passeio Pela Blogosfera Dominical

1) Competição de ipês: onde estão os mais belos ipês do Brasil? Belo Horizonte ou Teresina? Veja as fotos e decida o "debate" entre Shikida e S.

2) Sobre debate, boa discussão no blog de Freakonomics a respeito da externalidade negativa gerada por estudantes que sofrem de violência doméstica. Além da discussão de um paper com dados relevantes, que quantificam estes efeitos, o bate-boca na área de comentários entre um professor com 15 anos de experiência de sala de aula dizendo que "precisaram de tudo isto para dizer o que todo mundo já sabe" e o resto da lista, argumentando que (também) é assim que se faz ciência, mostrando e quantificando o que se tem por senso comum.

3) Fui convidado, mas infelizmente não tive tempo para contribuir, para escrever um dos textos que formaram este e-book, organizado pelo Shikida, sobre a famigerada "lei seca" que regula atualmente a relação entre o consumo de álcool e o trânsito no Brasil. Ainda não li, mas uma passada rápida de olhos recomenda.

4) Ah, as séries de tempo... Alexandre cita um exercício que ele fez para tentar entender os fatores que influenciaram a trajetória do câmbio desde a adoção do regime flutuante no Brasil. Fatalmente, ele deve ter utilizado alguma composição de instrumentos para fazer a estimação, e aí o meu "desânimo" com o exercício: a) que combinação de instrumentos usar? b) eles são mesmo "exógenos" para que o exercício seja "validado" pela teoria econométrica? c) Ainda que sejam válidos, o estimador 2SLS é apenas consistente: qual a influência do tamanho da amostra? Pelos dois últimos aspectos que eu tenho gostado cada vez mais dos procedimentos bayesianos para avaliar a verossimilhança de um modelo mais geral. A partir de uma estrutura imposta pelo modelo, os dados passam a refletir o quão "próximo da realidade" ("próximo da realidade" = "verossimilhança") o modelo se encontra, e daí saem os parâmetros desejados. É mais uma face da discussão entre GMM vs bayesianos para a estimação de modelos de equilíbrio geral. E a minha experiência com GMM para séries brasileiras me leva a crer cada vez mais no método alternativo.

5) Economia e humus??? Eca! Não gosto de humus... Mas a piada é boa. Do Blog do Mankiw.

6) Sobre meninas: girando pelo pessoal do Apostos, como escreve a Nariz Gelado, ou A Postos, como escreve a Janaína, encontrei este cartaz precioso. Cuidado mesmo é com a Amanda!!!

7) Belíssima animação no site do Estadão, na matéria que trata das macrometrópolis do futuro.

8) Contra fatos, não há discussão.

9) Sobre esportes, "His Airness" resolveu dar uma aula para a criançada... Aos 45 anos, ele ainda é capaz de enterrar a bola. Acho que seria um bom momento para chamar os próprios filhos para um "um-contra-um", e mostrar como é que se faz.

10) Ainda esportes, expectativa em Duke: Coach K no comando do "Redeem Team". A impressão que a imprensa passa é que, se a seleção americana de basquete masculino não ganhar o ouro em Pequim, o mundo acaba.

Abraços!

Nenhum comentário: