maio 01, 2007

Sua Esposa Não é Economista como Você?

Então bem-feito!!!! Quem mandou casar com alguém que não te entende? Acabo de ganhar como presente de aniversário de casamento o livro "Inside the Economist's Mind: Conversations with Eminent Economists": uma excelente coleção de entrevistas com grandes economistas, organizada pelo não menos mitológico Paul Samuelson em conjunto com William Barnett. O interessante do livro está justamente na combinação entrevistador/entrevistado: todos são economistas do mais alto gabarito. Exemplos: John B. Taylor entrevistando Milton Friedman, Bennet McCallum entrevistando Robert Lucas Jr, Olivier Blanchard entrevistando Stanley Fischer, além, claro, de William Barnett entrevistando Paul Samuelson.

Duas notas a mais sobre o livro: 1) eu poderia arrotar grandeza agora, dizendo que no Brasil este tipo de livro já existia faz muito tempo (com as publicações de "Conversas com Economistas Brasileiros", volumes 1 e 2). Entretanto, se a memória perturbada não está atrapalhando de novo, acredito que o projeto brasileiro já teve base um outro livro mais antigo, com a mesma idéia. Além disso, algumas das conversas brasileiras ou não possuíram uma parceria tão forte, ou acabaram servindo para fofoquinhas entre colegas de teoria de botequim. 2) parece que não existe previsão ainda para o lançamento da edição brasileira. Logo, "eu tenho, você não tem...", apesar da relação Real/Dólar sinalizar para altos lucros da Amazon.com.

Abraços!

P.S.: Thanks, Kiki!

Um comentário:

Anônimo disse...

buenas, três coisas:
(1) Sim, o projeto brasileiro veio de outro livro mais antigo que existia, com economistas de "além-mar". E não era, se me lembro bem, no esquema de "fulano entrevistando fulano", não, mas o(s) editor(s) fazendo as entrevistas.

(2) O livro diz respeito a "inside the economist's mind".... huuum..... será que é por isto que a capa é preta? hahaha!!!

(3) A Carla vai surtar quando ficar sabendo o que ganhaste de presente... Minha irmã só vai dar um desconto, porque, afinal de contas, é livro! hahaha Casamento entre economistas é, realmente, muito boring.... hahaha

beijos!
te amo!