dezembro 16, 2008

Fazendo Escola

Tem gente fazendo escola como governante. Na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o presidente do Equador, o homem de Illinois, veio com esta, muito boa:

clipped from oglobo.globo.com

Respondendo ao presidente Lula, que falou da importância da integração para manter o emprego e a renda dos trabalhadores, Correa disse que, para que esse desejo se traduza em fatos concretos, poderia se criar o Fundo de Reserva do Sul, com as reservas que estão nos Estados Unidos, para dar apoio a problemas de balanço de pagamentos e fiscais. Somente o Brasil tem US$ 207 bilhões de reservas internacionais.

- A vantagem disso seria que as reservas poderiam ser em volume menor. Não podemos cair no canto da sereia dos burocráticos, que só estão interessados no pagamento da dívida (nas últimas semanas, o Equador vem anunciando moratória e auditorias em sua dívida externa) e ter uma política fiscal que promova o emprego. Esse fundo de reserva serviria para isso - disse Correa.

 blog it

Ou seja, declare o calote das suas dívidas, e diga esta ação é resultado da falta de colaboração dos outros países, que não fizeram a poupança que você deveria ter feito para pagar o seu débito. O Equador quer uma parte das reservas para se socorrer? Então por que não se oferecem para pagar uma parte do custo da dívida interna do Brasil, cobrada a juros de 14% ao ano, que constitui, exatamente, a contrapartida do total de US$200 bilhões que o país acumulou ao longo dos últimos anos?

É muito legal ver estas idéias difundidas por toda a América Latina: um país faz o esforço para acumular as reservas, mas se elas não servirem a todos, é um explorador injusto. E mais: se o esforço fiscal para acumular as reservas não for socializado, é por "falta de vontade política e coordenação". O homem de Illinois aprendeu rápido, mas não foi por aqui, nos EUA.

Abraços!

Nenhum comentário: