setembro 07, 2008

Duke Football Update

Entramos oficialmente na temporada do futebol americano: semana passada, primeira rodada do campeonato universitário; hoje, primeira rodada da NFL (grande vitória dos Bills; desculpe, Marcelo!). Eu não me ligo muito no campeonato universitário, a não ser pelo time da universidade, pela história muito peculiar: o time de futebol americano de Duke é um dos piores de toda a Division I-A (a primeira divisão do país). Na temporada 2006-07, dos doze jogos disputados, o time conseguiu a proeza de perder TODOS os doze jogos; na temporada 2007-08, uma evolução insuficiente, com apenas UMA vitória em doze jogos.

Estas duas temporadas medíocres custaram o cargo do treinador Ted Roof. Em função da pressão das associações de ex-alunos da universidade (que fazem contribuições generosas ao departamento de esportes de Duke), e com a visão de fazer lucros também com o futebol (hoje, o único departamento esportivo que gera lucros na universidade é do basquete), Duke contratou David Cutcliffe para assumir o cargo principal do time, ganhando carta branca para montar a sua equipe de treinadores com o dinheiro que fosse necessário para isto. Cutcliffe tem muita moral para assinar um contrato deste: consta em seu currículo, além dos cargos de coordenador ofensivo da Universidade do Tennessee (uma das "powerhouses" do país) e de head coach de Ole Miss (outra universidade de respeito no futebol americano), a criação e desenvolvimento de dois monstros atuais da NFL. Os irmãos Manning (Peyton e Eli), ambos campeões do Superbowl na NFL, jogaram futebol universitário orientados por Cutcliffe, e na metade deste ano estiveram em Durham para estudar vídeos de suas partidas com o ex-treinador.

Duke começou a temporada bem, vencendo James Madison em casa na abertura (tudo bem, James Madison é da Division I-AA, a segunda divisão do universitário, mas no ano passado nem isto Duke conseguiu!). Teria a chance de, pela primeira vez desde 1998, abrir a temporada com duas vitórias, mas deixou a chance escapar com a derrota para Northwestern, em casa, pelo placar apertado de 24-20. Duke chegou a ter um touchdown anulado, por uma falta da linha de proteção, faltando um minuto para acabar a partida. Mas, de toda forma, foi legal, o time jogou bem.

Fotos do fim de tarde em Durham abaixo:

Antes do jogo, música country, clássico do sul dos EUA.


Entrada do time em campo, com fogos e o treinador à frente.


Casal simpático na torcida.

Semana que vem, mais um jogo em casa, desta vez contra Navy.

Abraço!

Nenhum comentário: