fevereiro 21, 2009

Gastou Tudo

O Cláudio está furioso, e com razão, com o jornalista Guilherme Fiuza, de Época. O dito cujo saiu dizendo em seu blog, pela ordem cronológica:

1) na sexta-feira, dia 13, que "o Brasil foi estuprado na pele de Paula Oliveira",

2) no domingo, dia 15, que "os anjinhos nazistas da Suíça estão prontos pendurá-la na cruz da xenofobia" (arre!);

3) ainda no domingo, dia 15, que "a Suíça, além das inclinações totalitárias, é o paraíso mundial da corrupção";

4) na quinta-feira, dia 19, que o processo suíço seria tão bem organizado que "vai aparecer de tudo. É capaz até de ela confessar que é membro da al-Qaeda."

Por fim, ele escreve hoje, dia 21, ainda sobre o caso Paula, dizendo que "a opinião pública é fascista", que "julga sumariamente, pela internet, pela TV ou a milhares de quilômetros de distância do fato. Um oceano é uma poça d’água para os juízes implacáveis da opinião pública."

Fiuza escreveu um bom livro na sua carreira, "3000 Dias no Bunker", tratando das condições políticas que cercaram a elaboração do Plano Real. A linguagem do livro, lembro de memória, é tão dramática quanto os seus posts. Em termos de conteúdo, entretanto, parece que os méritos não foram tão bem distribuídos quando a linguagem: a qualidade do livro é muitas vezes superior ao que aparece no blog. Talvez, para escrever um livro, se use o cérebro, e não o fígado.

Abraços!

7 comentários:

Anônimo disse...

Não dá nem para comentar todos os absurdos que ele escreveu, mas eu queria muito saber de onde raios ele tirou que a Suíça tem inclinações totalitárias.
Em uma nota de rodapé, de todos os lugares para onde já viajei, tirando a pequena Riva del Garda (Itália), a Suíça foi o lugar onde achei as pessoas foram mais gentis, simpáticas e atenciosas comigo. Vai ver que,como eu já disse, é porque não desconfiaram que eu sou latina. Este meu tipo de escandinava engana fácil, mesmo!

Cláudio disse...

Chris,

Este foi justamente o motivo da minha revolta! Minha esposa está fazendo mestrado lá em Zurique e está adorando tudo e todos. Eu mesmo passei três curtas temporadas lá e me encantei com a gentileza e a educação daquela gente. E olha que nós nem podemos dizer que passamos por arianos já que minha esposa tem traços latinos e eu sou mulato.

Angelo M Fasolo disse...

Cláudio,

Dá uma olhada no "estilo escandinavo loiro e longilíneo" da Chris aqui: http://dukeofhazard.blogspot.com/2008/12/londres-semana-boa.html

Acho que vc perdeu a ironia, ainda que reafirme, com razão, o que eu concordo.

Abraços!

Anônimo disse...

Ta' vendo, Angelo? Só tu que não acredita que eu sou sueca!!! hehehe
Brincadeiras a parte, Claudio, meu tipo escandinavao e' ainda mais claro nesta foto aqui: http://dukeofhazard.blogspot.com/2006/12/agora-est-tudo-bem.html (que só não mostra minha fenomenal estatura de 1,51m.... quase uma Ana Hickman!)


Abraços!

Cláudio disse...

Eu desconfiei que fosse ironia (afinal ninguém usaria essa expressão a sério sobre si mesmo) mas na dúvida achei melhor não falar nada que pudesse ofender a esposa do dono da casa. :-)

Anônimo disse...

Como eu conheco quase todos os 8 leitores (parecem que sao 9, agora) do blog do Angelo, eu dei como certo que todos entenderiam o meu look escandinavo! :-)

Anônimo disse...

Eu acho vc bem branquinha...
bj
Menin