agosto 25, 2006

Questão de Ética

Fui obrigado hoje a passar o dia assistindo uma seqüência tediosa de seminários sobre "Ética em Pesquisa", obrigatório para os alunos das Ciências Sociais e Humanas. Parece que este tipo de seminário é padrão nas universidades daqui. A despeito de todas as discussões absolutamente inúteis ("usar o gráfico de um texto que está disponível na internet, sem citar a fonte, é plágio ou violação de Copyright?"), uma delas, de fato, foi importante, e lanço a pergunta para meus eventuais leitores:

"Imagine que você esteja coordenando um grupo de pesquisa cujo desfecho do trabalho consiste em uma apresentação para todo o Departamento de Economia da sua instituição. O trabalho transcorre normalmente, você chega para a apresentação, Powerpoint montado, todos reunidos, e chega o seu RA com um papel debaixo do braço, dizendo que descobriu um erro nas regressões estimadas. No que ele termina de avisar isto, você, responsável pela pesquisa, é chamado ao palco para iniciar a apresentação. O que você faz?

a) Abre o jogo na apresentação, dizendo que foi encontrado um erro recente, e que os números finais podem não ser exatamente aqueles que estão sendo apresentados, sob o risco de perda de credibilidade de toda a pesquisa? Ou,

b) Fica quieto sobre o erro, manda o RA para a p... que o p..., engole seco e faz apresentação como se nada tivesse ocorrido, correndo o risco da falha ser descoberta e a credibilidade do pesquisador ser colocada à prova?"


É lógico que a questão possui alguns problemas de hipóteses que são importantes na formulação (exemplo: qual o chefe de pesquisa que vai deixar as revisões de erros serem feitas na véspera da apresentação, sem tempo de elaborar eventuais correções?), além de um aspecto mais dramático na idéia original que eu omiti (a idéia era realçar o problema de uso de dados confidenciais em pesquisas e considerar ainda que trazer o erro à público poderia gerar o risco adicional de um processo por quebra de sigilo, dependendo da forma como fosse apresentado). Ainda assim, é uma boa pergunta. As respostas dadas? Todas inconclusivas.

Um abraço!

4 comentários:

Anônimo disse...

por mais que seja chato, acho que seria interessante ter algo assim no Brasil. Infelizmente, ha muita gente por aqui que desconhece totalmente a expressao "etica na pesquisa" e a importancia da mesma... É... seria bastante util este tipo de pratica em terras brasileiras...
beijos!
saudades!

berman disse...

ola! parabens pelo blog! eu sou estudante de economia na ufrgs e mantenho um blog (nada serio) sobre economia e afins... te desejo boa sorte aí no doutorado! até mais!

Anônimo disse...

olá! eu estive passando no seu blog atraves de uma pesquisa na internet e achei que poderia me ajudar com algo que diga sobre a etica na internet, já que vc assim como eu, possui uma visao bem critica desse tema.

Aguardo noticias!

Obrigada.

Angelo M Fasolo disse...

Prezada Stefany,

Não entendi exatamente o que vc considera uma "visão crítica", mas podemos conversar sobre isto, sem problemas. Problema: vc não deixou nenhum meio para contato.
Saudações,

Angelo