outubro 12, 2008

A Crise e a Semana

É famoso o ditado que afirma que "o mercado se agita no boato e realiza no fato". Pois bem, esta semana vai ser mais voltada para a segunda parte do ditado: muitos indicadores interessantes, daqueles que podem dar uma sinalização dos primeiros efeitos da crise além das finanças.

Nos dias 15 e 16 saem os números do PPI e do CPI, tratando da inflação para o produtor e para o consumidor. Para quem presta atenção no índice cheio, sem ajustes sazonais (a imprensa deve divulgar alguma medida de núcleo, logo, cuidado!), setembro parece ser um mês de alta por aqui. Entretanto, já fazem alguns meses que o petróleo vem caindo, e isto já se reflete no preço da gasolina para o consumidor. Se a crise pegou forte, mais preços além dos derivados de petróleo devem apresentar queda.

Nos dias 15 e 16, também, saem os indicadores de vendas no varejo e produção industrial, respectivamente. Nada mais direto como medida, aparentemente. Entretanto, como setembro foi apenas o início do caos, é possível que os números ainda não mostrem um panorama razoável da economia. Influência no mercado, só se for uma variação muito fora do esperado.

Para fechar a semana, o dia 17 traz os números do número de novas casas em construção nos EUA, o que é interessante para ver se existe alguma sinalização do mercado onde tudo começou. Além disso, deve-se observar a pesquisa da Universidade de Michigan, sobre as expectativas do consumidor a respeito da economia.

Semana cheia para quem analisa conjuntura por aqui.

Abraços!

Nenhum comentário: