julho 30, 2006

Primeiras Impressões

É lógico que escrever do hotel ainda não dá a informação precisa sobre o ambiente ao redor. Entretanto, caminhei muito por aqui (meu lema atual: "Keep walking, Johnny Walker"), até para resolver alguns problemas imediatos (aluguel de casa, compra de computador, matrícula na universidade, conta no banco, etc.), e isto me deu uma noção bem razoável do pessoal daqui. E a primeira impressão que fica das pessoas agradou: o povo aqui é muito amistoso, atencioso e bastante direto no falar, sem rodeio algum.

O sotaque do povo, muito diferente daquilo que ouvimos em programas da TV, ou nos noticiários da CNN, permite algumas "pérolas" que dão bem o espírito do lugar. A primeira que ocorreu comigo foi logo na chegada: entrando no quarto do hotel, vinha comigo o carregador de malas. Tipo físico clássico e sotaque carregado do negro norte-americano, senhor já com alguma idade. Quando perguntei a ele sobre o calor que estava fazendo, a resposta veio rápida, ainda que no tom arrastado de falar da região:
— U know, man, sometimes it's better, sometimes it's worst, but it is always like this, and it's not gonna change, you know.

A frase resume, exatamente, o que é o povo daqui, naquelas três qualificações do primeiro parágrafo. Uma resposta curta, direta, mas muito tranqüila, serena, conformada com o andamento das coisas. Depois que ele deixou as malas aqui, nos encontramos mais umas duas vezes no lobby do hotel. Ele me cumprimentou como se fosse o seu novo vizinho, o visitante da sua casa. E é exatamente esta a impressão geral do povo daqui, onde somos apenas os visitantes do lugar, alguns por mais, outros por menos tempo.

Um abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

que bom que vc. tá com gente amigável! Fico mais tranquila...
beijos,
te amo!