novembro 12, 2008

Duke Basketball: Nova Temporada

Começou nesta semana a temporada de basquete universitário. Duke vem com um time mais reforçado, tanto em termos físicos quanto em termos de jogadores novos: muitos dos veteranos ficaram trabalhando a parte física durante o verão, para aguentarem melhor a sequência de jogos e chegar em março mais inteiros; por outro lado, entre os novos recrutados, o que chama a atenção é a força física, já que, além de dois pivôs (Olek Czyz e Miles Plumlee), também chegou um armador de bom tamanho (Elliot Williams, 1,92m, aproximadamente), para compensar a ausência de um grande jogador capaz de dominar o garrafão.

A expectativa é que Duke jogue nesta temporada no mesmo ritmo acelerado da temporada passada, mas com melhores resultados em função tanto da melhora física quanto da maior experiência do time. Neste ano, dois seniors na classe (no ano passado, apenas um, DeMarcus Nelson, hoje jogando no Golden State Warriors, da NBA). De fato, nos dois primeiros jogos, duas vitórias com margens de, respectivamente, 31 pontos (contra Presbyterian) e 43 pontos (contra Georgia Southern), ainda que contra duas escolas sem expressão.

Os jogos efetivamente começam a ficar mais interessantes em dezembro, com destaque no dia 2, bom jogo contra Purdue, e no dia 20, contra Xavier. Janeiro marca o início dos jogos da ACC, mas a minha expectativa é de um bom jogo contra Davidson, que teve um excelente desempenho no Nacional do ano passado. Em fevereiro, o primeiro jogo contra a UNC (maior rival local), em março, antes das finais da Conferência e o início do Nacional, o segundo jogo.

E assim segue a vida universitária em termos de esportes, para aquelas universidades que não possuem bons times de futebol: se Duke fosse um pouquinho melhor, estaríamos acompanhando a temporada de futebol até o início de janeiro. Como o forte aqui é o basquete, presta-se atenção no time desde o início, depois de torradas todas as esperanças de vitória na temporada do esporte "paixão nacional".

Abraço!

Nenhum comentário: