outubro 31, 2007

Culpa dos Juros?

Excelente texto na Folha On-Line do Valdo Cruz. A pergunta que fica, diante do problema do empresário, é: onde estão FIESP, FIRJAN, FIERGS e afins quando um problema destes aparece? Quando o BC muda os juros, são os primeiros a fazer fila na porta dos jornais para chamar a decisão de "escandalosa", "absurda", etc.

Começo a acreditar que a pressão sobre o BC é consequência do bom trabalho ao longo do tempo. Algo do tipo "já que fez tanto, pode fazer um pouco mais". Ou ainda, "como não posso esperar nada dos outros setores do governo, deixa eu cobrar um pouco do que funciona".

Abraços!

Cena recente ocorrida em Nova York. Um grande produtor de óleo de soja brasileiro reuniu-se com um grupo de investidores estrangeiros para tentar convencê-los a investir no seu negócio. O plano industrial do empresário brasileiro agradou. Custo de produção baixo, boa plantação de soja, transparência total do projeto. Enfim, o plano estava repleto de qualidades e encheram os olhos dos investidores. Fora isso, as condições macroeconômicas no país são favoráveis, economia em crescimento, inflação baixa, juro ainda alto mas bem menor do que num passado recente. Só que aí veio uma perguntinha final: E o seu plano de logística? Qual será seu custo de exportação? Como estão as condições de escoamento da produção pela via portuária? Aí deu vontade de chorar, confidenciou o empresário brasileiro a amigos.
 blog it

Nenhum comentário: