outubro 06, 2007

Duke X Illinois: os Latinos

Já estou para escrever este post faz algum tempo, mas por ser apenas uma provocação, fiquei adiando, talvez esperando uma boa oportunidade. Depois de ler a última frase do ante-projeto de ditador equatoriano, não resisti:

"Com o Congresso é muito difícil de atuar e creio que o pronunciamento do povo equatoriano foi contundente: o Congresso tem de ir para casa."


Sabem onde Rafael Correa, o autor da preciosidade caudilhista latino-americana citada, estudou? Segundo a biografia disponível, o atual presidente equatoriano é PhD em economia pela Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign. A mesma universidade onde muitos brasileiros estudaram estimulados pelo contato com o professor Werner Baer.

Agora, me permitam o contraponto. Lembram de Ricardo Lagos, ex-presidente do Chile, antecessor da atual presidente Bachelet? Entre os seus feitos: a assinatura de acordos de livre comércio com a União Européia e a China, além de negociações para tratados com os Estados Unidos, aumentando drasticamente o fluxo de comércio do país; a obrigatoriedade de 12 anos de estudos para as crianças no país; as reparações dos crimes cometidos durante a ditadura de Pinochet. Agora, depois de concluído o mandato, vai estar junto de um conhecido nosso, dando aulas em Brown. Sabem onde Ricardo Lagos estudou para o PhD em economia? Sorry, Illini friends...

Por fim, uma observação: antes de jogarem na cara os alumni de Duke, quero lembrar que estou comparando ex-alunos do PhD em economia, ok? Não me venham citar o Nixon, que este foi da Law School...

Abraços!

Nenhum comentário: